Sem pavimentação, um pequeno trecho da Avenida Brasil, localizado entre as Avenidas Paulo Filadelfo e Presidente Getúlio Vargas, na Zona Leste de Vitória da Conquista, tem causado transtornos à COMUNIDADE CONQUISTENSE, tanto em dias chuvosos quanto nos de sol.
Quando chove, a enxurrada desce carregando pedras, areia e lixo. Nos dias de sol, o problema é a poeira constante. O ex-prefeito Herzem Gusmão Pereira [1947 – 2021] chegou a prometer a pavimentação da via, mas, até este sábado (3), a realidade no local segue inalterada.
Um motorista de 20 anos ficou ferido após perder o controle da direção e colidir o carro contra um muro em Vitória da Conquista. O acidente aconteceu na madrugada de quinta-feira (1º) e atingiu parte da estrutura do campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou socorro ao jovem, que foi avaliado e liberado ainda no local. A ocorrência foi registrada pela 77ª Companhia Independente de Polícia Militar.
Ainda falta muito, mas boa parte das obras na Avenida Presidente Getúlio Vargas, situada na Zona Leste de Vitória da Conquista, apresenta avanços significativos. Em recente entrevista, o governador Jerônimo Rodrigues Souza comentou sobre o projeto, orçado em mais de R$ 16 milhões.
A expectativa é de que os serviços sejam concluídos dentro dos próximos três meses, proporcionando melhorias importantes na mobilidade urbana da Joia do Sertão Baiano. As imagens que o BLOG DO ANDERSON compartilha neste sábado (3) mostram o atual cenário das intervenções.
Uma pequena intervenção tem custado caro para a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) e também para a comunidade conquistense. Há mais de cinco anos, o BLOG DO ANDERSON acompanha um problema constante: o extravasamento de um ponto de esgoto em plena Avenida Presidente Dutra, exatamente no lendário Posto Tigrão, na esquina com a Avenida Brumado. Neste sábado (3), o BLOG DO ANDERSON esteve no local e verificou que a situação persiste, exigindo uma atenção especial da equipe de engenharia da EMBASA. A expectativa é de que, com uma intervenção eficaz e definitiva, o transtorno seja finalmente resolvido.
O Banco do Brasil está ando por um processo de modernização em Vitória da Conquista. Neste sábado (3), o BLOG DO ANDERSON registrou algumas das mudanças na fachada da agência localizada na Praça Barão do Rio Branco, no Centro da cidade. Além desta unidade, o município conta com outras duas agências do Banco do Brasil, ambas situadas na Avenida Olívia Flores. Com mais de 200 anos de história, o Banco do Brasil é uma das instituições financeiras mais tradicionais do Continente Americano, com forte presença em todo o território nacional.
O Alto Maron recebeu, oficialmente, na sexta-feira (25), o Centro de Artes e Esportes Unificados J. Murilo, totalmente revitalizado. Um dos principais equipamentos de esporte, cultura e lazer de Vitória da Conquista, o espaço oferece oportunidades à saúde, por meio de atividades físicas e do contato com diferentes formas de arte. A Praça CEU é composta por uma quadra poliesportiva coberta, pista de skate, além de biblioteca, sala multiuso, telecentro e cineteatro, atraindo pessoas de todas as idades para uma série de atividades oferecidas gratuitamente. No local também funciona uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).
A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade destacou a versatilidade do espaço. “Estamos entregando uma praça maravilhosa, com vários equipamentos, que servem às crianças, aos jovens, aos adultos e idosos. É um lugar para cultura, esporte e lazer, que é tão importante para a nossa cidade”. Ela também ressaltou os esforços para melhorar a qualidade de vida em diversas áreas do município. “Colocamos a cidade na rota do turismo do Brasil. Estamos cada vez mais revitalizando os espaços públicos. Revitalizamos a área do Cristo, a Lagoa das Bateias e muitas outras praças. Somente nos primeiros 100 dias de governo, entregamos oito praças, duas arenas, dois campos de futebol e duas quadras”, completou Sheila. O vice-prefeito, Aloísio Alan Costa Fernandes, reforçou as novas possibilidades para os moradores do Alto Maron e arredores.
“Um espaço que vai dar dignidade às pessoas desse entorno, oportunidade de crescimento pessoal e cidadania para contribuir com a nossa cidade”. O secretário de Cultura, Eugenio Avelino Lopes de Souza, o Xangai, destacou a importância de reconhecer quem contribui com Vitória da Conquista, como o ex-deputado Ronaldo Carletto, autor da emenda parlamentar que possibilitou a revitalização. “Dois anos atrás, pedimos a ele recursos para a Cultura, e ele nos atendeu. Hoje, todos estamos encantados com a qualidade e beleza desse equipamento. Sinto-me honrado por ter uma equipe comprometida e uma prefeita dedicada”, disse, agradecendo à gestão municipal. A entrega contou com apresentações das alunas da oficina de dança contemporânea e uma partida comemorativa. As obras, iniciadas em novembro, foram executadas com recursos de R\$ 350 mil provenientes da emenda do ex-deputado federal Ronaldo Carletto. Desse total, R\$ 250 mil foram destinados à reestruturação e R\$ 100 mil ao equipamento da biblioteca e sala multiuso. A área interna e externa recebeu pintura, reforma do parque infantil, da quadra e dos equipamentos de ginástica. No cineteatro foram realizadas melhorias no forro, reparos em vazamentos, pintura, limpeza do ar-condicionado e substituição da porta de emergência, que agora conta com toldo. Também foram feitas requalificação das calçadas, novo paisagismo, instalação de internet, câmeras de segurança e iluminação em LED, aumentando a segurança e o conforto dos frequentadores.
A família de J. Murilo esteve presente à solenidade, representada pelos filhos Ian e Breno, e o neto José Murilo, que leva o nome do avô. “Nossa família fica muito feliz por essa praça levar o nome do nosso pai, por ele ser alguém que se dedicava à arte, gostava de esportes e da cultura como um todo. Somos frequentadores do espaço e ficamos muito gratos com a preocupação da Prefeitura em oferecer bem-estar à comunidade”. Morador do bairro, seu Newton Polon levou as netas para brincar e elogiou o resultado. “Aqui já era muito bom, e com essa revitalização ficou ainda melhor. Espero que todos ajudem a conservar”. Elisângela Castro Cruz, acompanhada da filha Noemi, também prestigiou a reabertura. “É um espaço para todas as idades. A gente vem, traz a criança para brincar, ela pratica esporte e nós aproveitamos para caminhar. Durante a reforma sentimos muita falta, principalmente as crianças, porque fica perto de casa. Essa revitalização com brinquedos restaurados é fundamental”.
A Praça leva o nome do artista plástico J. Murilo (1936–2013), nascido em Cordisburgo, Minas Gerais, e que viveu mais de quatro décadas em Vitória da Conquista. Residente no Alto Maron e frequentador do local, teve obras expostas em várias partes do país. A sala do cineteatro agora homenageia Jorge Melquisedeque (1953–2001), escritor, cantor, roteirista, publicitário, videomaker, cinéfilo e produtor cultural que marcou história na cidade, especialmente no incentivo ao cinema. Ambos foram lembrados com grafites do artista Lans Chosen. Tradições culturais como o Terno de Reis também receberam destaque na decoração.
O ministro da Previdência Social, Carlos Roberto Lupi, pediu demissão do cargo nesta sexta-feira (2) após reunião com o presidente da República Brasileira Luiz Inácio Lula da Silva. A saída é consequência do escândalo dos descontos indevidos de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Lupi anunciou seu desligamento por meio de uma publicação na rede social. “Tomo esta decisão com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso”, disse. Para o lugar de Lupi, Lula convidou o atual secretário-executivo da pasta, Wolney Queiroz, que também é um quadro doPartido Democrático Trabalhista.
Um carro foi esmagado e ficou completamente destruído após ser atingido por uma estrutura de concreto durante um deslizamento de terra provocado por fortes chuvas que atingiam Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador , na madrugada desta sexta-feira (2). Segundo a TV Bahia, o veículo estava estacionado próximo a um terreno em obras, quando foi atingido por um muro. Ninguém ficou ferido. A emissora entrou em contato com o Governo Municipal de Simões Filho, mas não obteve retorno.