A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (25) rejeitar a anulação da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Messias Bolsonaro na Presidência da República Braileira. Os depoimentos do tenente-coronel foram essenciais para a finalização da investigação sobre a trama golpista durante o governo do ex-presidente. A questão foi decidida durante o julgamento de questões preliminares que foram suscitadas pelas defesas de oito dos 34 denunciados pela acusação de tentativa de golpe de Estado, entre eles, o ex-presidente e o general Braga Netto. Nesta terça-feira, o Supremo começou a decidir se recebe a denúncia apresentada em fevereiro deste ano pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o chamado núcleo crucial, formado por oito dos 34 denunciados no caso. Os advogados do ex-presidente e de outros acusados afirmaram que não houve voluntariedade na delação, ou seja, Cid teria sido coagido pela Polícia Federal e por Alexandre de Moraes, relator do caso, para fazer as declarações contra Bolsonaro e os demais denunciados porque foi preso durante as investigações. Por unanimidade, o colegiado seguiu voto de Moraes e decidiu validar o acordo de colaboração. O ministro citou que Mauro Cid chegou a ser questionado por ele se teria sido coagido para delatar e confirmou que não foi. “O colaborador, na presença de seus advogados, reiterou a voluntariedade e regularidade da delação premiada”, afirmou. A turma também negou o impedimento dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin para julgar o caso; o reconhecimento da competência da Primeira Turma, e não do Plenário, para julgar a denúncia e as alegações cerceamento de defesa. Após a finalização da análise das questões preliminares, a sessão foi suspensa e será retomada nesta quarta-feira (26), quando os ministros vão decidir se Bolsonaro e os demais acusados vão se tornar réus. As informações são da Agência Brasil.
Arquivos Diários: 25 de março de 2025, 17:54 543v
Insegurança no Parque Lagoa das Bateias | homem depreda sanitário público em Vitória da Conquista 2e6o6p

A insegurança no Parque Municipal Lagoa das Bateias tem feito vítimas com frequência. Na semana ada, um casal de idosos foi surpreendido por um assaltante armado, que levou um Fiat Uno. No início desta semana, um indivíduo praticou um ato de vandalismo, quebrando equipamentos no sanitário público. A Guarda Civil Municipal capturou um suspeito apontado como o autor do crime. O caso está entre os destaques do Plantão Policial do Redação Brasil desta terça-feira (25), gravado e reproduzido aqui no BLOG DO ANDERSON.
Ocorrências do Brasil Notícias | acusado pela morte de servidor de Iguaí é preso em Vitória da Conquista 394b15

Está preso em Vitória da Conquista o acusado pelo assassinato de um servidor público do Município de Iguaí. As informações foram divulgadas no Plantão Policial do Brasil Notícias, gravado e reproduzido pelo BLOG DO ANDERSON nesta terça-feira (25), juntamente com outras ocorrências que marcaram as últimas 24 horas, como a captura de um suspeito de depredar os sanitários públicos do Parque Lagoa das Bateias.
58ª Zona Eleitoral | cassados, prefeito e vice-prefeita permanecem no comando do Governo de Caetanos 5h1x6c

O prefeito Edas Justino dos Santos e a vice-prefeita Fabiana Brito Matos, do Partido Comunista do Brasil e do Movimento Democrático Brasileiro, que formaram a coligação “O trabalho tem que continuar” e venceram as Eleições 2024 para a Prefeitura Municipal de Caetanos, tiveram seus mandatos cassados pela 58ª Zona Eleitoral de Ituaçu. A decisão do juiz Raimundo Saraiva Barreto atende a um pedido do Avante, que acusou a chapa de irregularidades na prestação de contas da campanha. O prefeito e a vice-prefeita recorreram ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e permanecem no cargo. O assunto foi pautado no Brasil Notícias desta terça-feira (25) e repercutido aqui no BLOG DO ANDERSON.
Confederação Brasileira de Futebol | reeleito, Ednaldo Rodrigues segue no comando pelos próximos cinco anos g367

Natural de Vitória da Conquista, Ednaldo Rodrigues Gomes foi reeleito presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Único candidato concorrendo ao pleito, o dirigente de 71 anos foi aclamado para o cargo nesta segunda-feira (24), em reunião na sede da entidade, no Rio de Janeiro, e vai comandar o futebol nacional pelos próximos cinco anos, podendo renovar o mandato por mais uma vez.
Ele recebeu todos os votos das 27 federações e também todos os votos dos 40 clubes das Séries A e B, totalizando 141 votos.
O cartola teve candidatura chancelada na última quarta-feira. Ele contou com apoio unânime das 27 federações, e sua chapa foi assinada por 13 clubes da Série A, e 13 da Série B do Campeonato Brasileiro. Entre os aliados do presidente estão alguns dos dirigentes mais influentes do País, como Leila Pereira, presidente do Palmeiras, o antigo desafeto John Textor, acionista majoritário do Botafogo.
Igreja Católica | Capela Senhor Bom Jesus dos os Celebra 75 Anos com Adoração Perpétua em Vitória da Conquista 4d1fs

A Capela de Adoração Senhor Bom Jesus dos os, em Vitória da Conquista, celebra 75 anos nesta segunda-feira (25) com uma solenidade conduzida pelo arcebispo Dom Vítor Agnaldo de Menezes. Agora, a Capela é a primeira do interior da Bahia a permanecer aberta 24 horas para adoração ao Santíssimo Sacramento. A decisão surgiu após um Congresso Eucarístico Paroquial e foi aprovada pela Arquidiocese de Vitória da Conquista, atendendo à necessidade dos fiéis de encontrar um espaço de oração a qualquer momento. Com capacidade para 50 pessoas, a adoração acontece de forma silenciosa, organizada em turnos voluntários para garantir que o Santíssimo Sacramento nunca fique desacompanhado. Localizada na Avenida Fernando Espínola, a capela se torna um refúgio espiritual para a comunidade e para todos que buscam momentos de fé e silêncio.
Segurança Pública Baiana | governador muda lideranças da PMBA, Polícia Civil, DPT e Corpo de Bombeiros z4f23

O governador Jerônimo Rodrigues Souza anunciou nesta segunda-feira (24) mudanças no comando de quatro forças da Segurança Pública da Bahia. Os novos nomes foram divulgados em coletiva realizada no Centro de Operações Especiais da Polícia Civil, em Salvador. As exonerações e nomeações serão publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (25), oficializando a troca de comando na Polícia Militar da Bahia, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Departamento de Polícia Técnica. Assumem novos cargos Antônio Carlos Silva Magalhães como comandante-geral da PMBA, substituindo Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, e Antônio Nascimento Lopes na subcomandância, no lugar de Nilton Cézar Machado Espíndola. Na Polícia Civil, André Augusto de Mendonça Viana assume como delegado-geral, substituindo Heloísa Campos de Brito, enquanto Márcia Pereira dos Santos ocupa o posto de delegada-geral adjunta no lugar de Elaine Nogueira da Silva. O Corpo de Bombeiros Militar a a ser comandado por Aloísio Mascarenhas Fernandes, que entra no lugar de Adson Marchesine, com José Antônio Reis como subcomandante, sucedendo Jorge Eduardo Piauhy de Araújo.
No Departamento de Polícia Técnica, Osvaldo Silva assume como diretor-geral, substituindo Ana Cecília Cardoso Bandeira, e Maurício Mendes se torna diretor-geral adjunto no lugar de Zidalva de Souza Moraes. Jerônimo Rodrigues destacou que as alterações não foram motivadas por desconfiança ou desconforto, mas fazem parte de um processo natural de renovação. Segundo ele, os gestores que deixam os cargos tiveram papel fundamental nos últimos dois anos e quatro meses e seguem com sua confiança. O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, ressaltou que a reestruturação visa reforçar o combate à criminalidade, destacando que os novos dirigentes terão o compromisso de intensificar ações para reduzir os índices de violência na Bahia.
Com trajetória iniciada como soldado, Antônio Carlos Silva Magalhães se destacou por sua formação multidisciplinar e experiência em ações táticas e inteligência. Antônio Nascimento Lopes é reconhecido por sua atuação istrativa e operacional. Na Polícia Civil, André Augusto de Mendonça Viana possui mais de 20 anos de experiência, com atuação na antiga COE, atual Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE), unidade tática de referência nacional. Márcia Pereira dos Santos, ex-diretora do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO) se tornou referência no combate à lavagem de dinheiro e crime organizado. Aloísio Mascarenhas Fernandes possui vasta experiência operacional, com atuação destacada na capital e Região Metropolitana de Salvador, além de missões internacionais e gestão logística. No Departamento de Polícia Técnica, Osvaldo Silva, perito criminal, mestre em istração pública e especialista em segurança pública, tem longa trajetória como gestor e professor, tendo participado do planejamento de grandes eventos, como os Jogos Olímpicos Rio.