Tragédia no Sul da Bahia | batida entre carro e carreta deixa duas vítmias mortas na BR-101 4b6t23

Fotos: Edição | BLOG DO ANDERSON

Duas pessoas morreram em um trágico acidente ocorrido neste sábado (7), na BR-101, em São José da Vitória, no Sul da Bahia. O acidente aconteceu por volta das 11 horas, quando o carro em que as vítimas estavam colidiu contra a lateral de uma carreta. O motorista da carreta não ficou ferido. Imagens feitas no local mostram o veículo completamente retorcido após o impacto, com as vítimas ficando presas nas ferragens.

Equipes do Departamento de Polícia Técnica, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, realizaram o resgate das vítimas, que estavam sem vida. Os corpos foram removidos e levados para o Instituto Médico Legal em Itabuna. As identidades das vítimas ainda não foram divulgadas pelas autoridades. A Polícia Rodoviária Federal informou que a perícia será responsável por apurar as causas do acidente e as circunstâncias que levaram a essa tragédia.

Norte de Minas Gerais | mãe morre e filha fica ferida em grave acidente envolvendo carro e carreta na BR-365 65h6j

Foto: Reprodução | SAMU

Uma mulher, de 56 anos, morreu e a filha dela, de 11, ficou ferida após uma batida entre um carro e uma carreta na tarde deste sábado (7), em Buritizeiro, Norte de Minas Gerais. Segundo informações adas pelo Samu, a motorista do carro ficou presa às ferragens e morreu no local. A criança, que estava no banco traseiro e também ficou presa no veículo, foi retirada pelo Corpo de Bombeiros apresentando fraturas nos membros inferiores, além de escoriações e um ferimento no couro cabeludo. Depois receber os primeiros atendimentos, a menina foi levada para um hospital de Pirapora. O condutor da carreta não ficou ferido. A causa do acidente ainda é desconhecida.

PESAR | Luiz Henrique Lucena, 26 anos 281e4k

Fotos: Reprodução | Instagram

É com grande tristeza que comunicamos o falecimento de Luiz Henrique Lucena, aos 26 anos, vítima de um acidente de trânsito no Espírito Santo. Neste momento de dor, o BLOG DO ANDEROSN solidariza com seus familiares e amigos. O funeral acontece no Salão Nobre da Pax Nacional [Rua Olavo Bilac, 04 – ao lado do Hospital São Vicente de Paulo], e o sepultamento ocorrerá em Vitória da Conquista neste sábado (7).

Sétima Arte | filme “Alice Lembra” leva magia do cinema ao Sertão Baiano em Vitória da Conquista 2b1rt

Fotos: Divulgação | Rebeca Reis

Imagine uma cidade cenográfica erguida em meio à vegetação da caatinga, no Sertão Baiano, com direito a banco, cartório, presídio, lojas, casas e até um palácio. No entorno desse cenário, dezenas de profissionais do audiovisual se movem para fazer uma nova produção cinematográfica do interior brasileiro ganhar vida. O elenco, tão diverso quanto o Nordeste que bem os representa, se prepara para entrar em cena. Silêncio no set. Ouve-se o som da claquete. Mais uma gravação de Alice Lembra acaba de começar. Essa é a magia do cinema que se faz ainda mais presente em Vitória da Conquista desde o dia 19 de novembro, quando começaram as filmagens do segundo longa-metragem infantojuvenil escrito e dirigido pelo cineasta Daniel Leite Almeida. Produzido pela Ato3 Produções, o filme é uma continuação do premiado musical Alice dos Anjos, vencedor de seis candangos no 54º Festival de Brasília e finalista do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Em uma nova jornada pelo fantástico País das Macaúbas, Alice, agora uma pré-adolescente de 13 anos, irá descobrir que a memória é um poderoso instrumento contra as opressões. Na inédita sequência que fará parte de uma trilogia, ela precisará lutar contra uma doença que acomete seus amigos, a Síndrome do Esquecimento, e uma tentativa de golpe de Estado na chamada Cidade Modelo, a Capital do Brasil encantado que ela precisará desbravar. Livremente inspirado no universo de Lewis Carroll, autor do clássico Alice no País das Maravilhas, Alice Lembra traz novamente para a produção audiovisual nacional, de forma lúdica e poética, o protagonismo do sertão e do sertanejo, da cultura popular, dos povos tradicionais e do interior baiano.

E se no primeiro filme a aventura da personagem em busca da própria identidade se dá a partir do encontro com a coletividade, desta vez, a história traz para o primeiro plano a busca por sua ancestralidade. “A identidade coletiva não responde à totalidade daquilo que somos. Então, eu percebi que, além de sujeitos sociais e coletivos, nós somos sujeitos individuais, com as nossas subjetividades, e somos sujeitos carregados de memória e ancestralidade. Cada uma dessas identidades – a coletiva, a individual e a ancestral – estão intrinsecamente ligadas. E aí eu quis abordar isso em três filmes, de modo que cada filme trouxesse e enquanto tema central uma dessas três identidades, que, no caso de Alice Lembra, é a identidade ancestral”, explica o diretor, Daniel Leite Almeida. Segundo ele, esta será a obra que irá encerrar a trilogia, apesar de ser gravada antes mesmo do segundo filme da saga. O livro Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak, foi uma das referências utilizadas pelo cineasta durante o desenvolvimento do roteiro.

“Acho que todos os três filmes têm uma questão muito pessoal presente e, em Alice Lembra, é o resgate de uma memória acerca da minha própria origem. Eu sempre soube que tenho origem indígena, minha avó sempre me contava que o avô dela era indígena, mas ela nunca me falou qual era a etnia. E nos últimos anos isso tem me inquietado porque eu não saber essa etnia é o resultado de um apagamento identitário. Então, enquanto faço o filme, é como se eu estivesse cavucando esse meu não-lugar, esse esquecimento, essa ausência”, complementa Daniel. A personagem que encarna essa busca apontada pelo diretor coloca também o protagonismo negro em evidência no filme. Alice será mais uma vez vivida por Tiffanie Costa, que tinha apenas 8 anos quando o primeiro longa foi gravado. Moradora da pequena cidade interiorana de Malhada de Pedra, ela foi projetada em sua comunidade com Alice dos Anjos, recebendo homenagens e emoldurando sonhos que antes eram difíceis de serem alcançados em um contexto marcado pela escassez de produção artística. “Quando eu estou no set, eu me liberto. Sou eu mesma. Eu estou ali atuando, e mesmo assim não tenho vergonha de nada. Eu simplesmente dou tudo de mim e mostro que eu realmente nasci para atuar, para estar envolvida na arte.

E toda vez eu penso que um dia pode ser eu sendo a diretora de um filme ou sendo outra vez uma atriz principal. É algo que realmente me encanta”, conta a atriz, agora com 13 anos. Mais de 200 pessoas estão envolvidas na produção do longa, que conta com uma equipe diversa, composta majoritariamente por pessoas negras, além de profissionais indígenas, atuantes seja nas áreas técnicas, seja no elenco ou figuração. O principal set de filmagens é a Casa dos Carneiros, fundação localizada no Distrito do Pradoso, Zona Rural de Vitória da Conquista. “É o lugar que nos permite fazer uma imersão nesse sertão mágico de Alice”, revela o diretor. E é nesse mesmo local que o departamento de cenografia trabalha, desde outubro, na construção da Cidade Modelo. São cerca de 20 pessoas envolvidas só na equipe de arte, que abarca outros departamentos como maquiagem, figurino e produção de objetos. Para o diretor de arte, Saulo Goveia, a construção da Cidade Modelo, enquanto um dos principais cenários do filme, é, sem dúvidas, um dos principais desafios da produção. O processo criativo que deu origem à concepção visual desse ambiente, central para a história, teve início mesmo antes da etapa de pré-produção do filme. E quem assumiu o desafio de chefiar a equipe responsável por concretizá-lo foi o cenógrafo Gilsérgio Botelho, membro da Cia Operakata. “É uma equipe dos sonhos, que vem realizando um trabalho primoroso, com uma excelência artística e um padrão técnico muito elevados”, afirma Saulo.

“As formações presenciais abrangem praticamente todos os departamentos, incluindo equipes como as de motoristas, arte, fotografia e produção executiva, desde a pré-produção até as filmagens. Nosso objetivo é proporcionar aos profissionais uma visão mais ampla das diversas áreas, oferecendo a oportunidade de explorarem e, eventualmente, migrarem para outros departamentos. Nas formações online, abertas ao público, ficamos extremamente satisfeitos com a grande adesão. Além disso, fizemos questão de diversificar os temas abordados, incluindo uma formação em marketing digital voltado para o audiovisual”, destaca a diretora de formação, Claudia Gonçalves. O cineasta Vinícius Pessoa foi uma das pessoas que migraram de função após a participação no primeiro filme. Em Alice dos Anjos, atuou como produtor de objetos e, em Alice Lembra, assumiu a função de 2º assistente de direção. “Foi a experiência inicial que formou a gente. E eu digo ‘a gente’ porque boa parte da galera que faz cinema em Vitória da Conquista foi formada nesse filme, e foi através dele que a gente aprendeu o que era trabalhar com cinema profissionalmente, porque já tínhamos feito algumas coisas, mas não tínhamos ideia de como funcionava de fato um set, coisa que a gente só descobriu no filme. Eu até brinco que tem as produções antes e depois de Alice”, comenta. Este projeto foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. A Lei Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195/2022. As informações são do jornalista Afonso Ribas.

Comércio Internacional | acordo entre União Europeia e Mercosul deve aumentar comércio do Brasil em R$ 94 bilhões 54n26

Fotos: Reprodução | PU

O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE), anunciado em 6 de dezembro, deve aumentar o comércio entre o Brasil e a UE em R$ 94,2 bilhões nas próximas quatro décadas, com um impacto de 5,1% no comércio atual e 0,34% no PIB brasileiro. O Governo Federal do Brasil também estima que as exportações brasileiras para a UE crescerão R$ 52,1 bilhões, enquanto as importações da UE aumentarão R$ 42,1 bilhões. Além disso, o Brasil pode ver um aumento de R$ 13 bilhões em investimentos e uma redução de 0,56% nos preços ao consumidor. O acordo prevê uma redução gradual de tarifas, com prazos que variam de 4 a 30 anos, e estabelece cotas para produtos agrícolas brasileiros, como carne suína, etanol e açúcar, enquanto os produtos industriais da UE entrarão sem restrições de volume. Para o professor Giorgio Romano Schutte, “um dos principais pontos de assimetria do acordo é que os produtos industriais da União Europeia entram sem cotas, enquanto os produtos agrícolas do Mercosul têm limites de exportação”. Ele também destaca que “o impacto não será imediato, e a geração de empregos será gradual, mas o acordo deve fortalecer a negociação com a China e os Estados Unidos”.

O professor ainda menciona que “o acordo aumenta o comércio e o poder de negociação do Brasil com a China e os Estados Unidos, trazendo também um elemento político, além do econômico”. No ano ado, o Brasil exportou US$ 46,3 bilhões para a União Europeia, sendo os principais produtos: alimentos para animais (11,6%), minérios metálicos e sucata (9,8%), café, chá, cacau e especiarias (7,8%) e sementes e frutos oleaginosos (6,4%). Por outro lado, o Brasil importou US$ 45,4 bilhões da UE, com destaque para produtos farmacêuticos e medicinais (14,7%), máquinas e equipamentos industriais (9,9%) e veículos rodoviários (8,2%). Além disso, os Estados Unidos da América (EUA) continuam a ser um parceiro comercial fundamental para o Brasil. O Governo Federal do Brasil trabalha para equilibrar suas relações comerciais com a UE e os EUA, os dois principais blocos econômicos com os quais o Brasil mantém uma intensa troca comercial. O impacto do acordo com a UE também pode influenciar a dinâmica com os EUA, uma vez que o Brasil busca fortalecer sua posição em negociações internacionais. As informações são da Agência Brasil.

Adolescentes são baleados em Bar | um morre e outro é levado ao Hospital Geral de Vitória da Conquista 4s206x

Foto: BLOG DO ANDERSON

Na madrugada deste sábado (7), uma tragédia chamou a atenção na Unidade de Pronto Atendimento de Vitória da Conquista. Dois adolescentes, ambos de 16 anos, chegaram ao local a bordo de um Fiat Uno, ensanguentados. Um deles estava sem vida, vítima de disparos de revólver, enquanto o outro foi atendido e rapidamente levado ao Centro Cirúrgico do Hospital Geral de Vitória da Conquista. Segundo informações iniciais, os jovens estavam no Bar do Xau, localizado no Loteamento Santa Mônica, quando foram surpreendidos por um atirador, que se aproximou de bicicleta. A Polícia Militar (77ª CIPM) e o Departamento de Polícia Técnica foram acionados para registrar a ocorrência, enquanto o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O caso agora está sob investigação da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa.