PESAR | Dona Bigail, aos 92 anos 4233s

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Vitória da Conquista se despede de uma de suas grandes empreendedoras. Aos 92 anos, faleceu Adigair Vieira de Souza, conhecida carinhosamente como Dona Bigail. Residente no bairro Jurema, Dona Bigail deixou um legado de muito amor e trabalho ao longo de sua vida. O funeral será realizado no Salão Nobre da Pax Nacional [Rua Olavo Bilac, 04 – ao lado do Hospital São Vicente de Paulo], com sepultamento previsto para as 17 horas desta terça-feira (12), no Cemitério Memorial das Acácias. Aos amigos e familiares, os sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

Informativo de Mandato | Zé Raimundo aplaude os técnicos agrícolas na Assembleia Legislativa da Bahia 4h3f2p

Foto: BLOG DO ANDERSON

O deputado José Raimundo Fontes, do Partido dos Trabalhadores, apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia uma moção de congratulações aos técnicos agrícolas, em homenagem ao dia 5 de novembro. O parlamentar destacou a importância desses profissionais para a agricultura familiar e o desenvolvimento rural na Bahia e no Brasil, lembrando que a profissão é regulamentada pelo Decreto Federal 10.585, de 2020, e o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA) é o órgão regulador da classe. José Raimundo enfatizou que a atuação dos técnicos agrícolas é fundamental para a promoção do desenvolvimento sustentável e da inovação no campo, com formação em diversas instituições. Ele definiu a profissão afirmando: “A profissão de Técnico Agrícola é regulamentada pelo Decreto Federal Nº 10.585/2020, sendo o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA) o órgão orientador e regulador da classe.” Esses profissionais se destacam em áreas como defesa agropecuária, com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), proteção ambiental com a Secretaria do Meio Ambiente e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), e em setores como a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).

Ocorrências com Paulo Martins | duas pessoas mortas e prisão por furto de queijo em Vitória da Conquista 371xn

Foto: BLOG DO ANDERSON

Duas pessoas foram encontradas mortas dentro de casas em Vitória da Conquista. Os corpos foram recolhidos pelo Departamento de Polícia Técnica e encaminhados ao Instituto Médico Legal para realização dos devidos exames. As ocorrências foram detalhadas pelo radialista Paulo Martins, que foi ao ar no Jornal Band News desta terça-feira (12). Além das mortes, o jornal também trouxe outras notícias das últimas 24 horas, como a prisão de um homem flagrado furtando queijo em um supermercado.

Comoção na Bahia | designer do EC Vitória morre aos 23 anos após luta contra câncer de pulmão 5e6a3l

Foto: Reprodução | Instagram

O designer do Esporte Clube Vitória, Filipe Silva de Oliveira, de 23 anos, morreu na manhã desta terça-feira (12). Segundo o Clube, o jovem lutava contra um câncer de pulmão desde dezembro. A morte de Felphs foi anunciada nas redes sociais. Ele morava em Cruz das Almas, Recôncavo Baiano, e trabalhava no Esporte Clube Vitória há três anos. Filipe era uma figura querida pela torcida. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) também lamentou a morte de Filipe, se solidarizou com a família e amigos do jovem. A entidade determinou que seja obedecido um minuto de silêncio em homenagem póstuma na final do Campeonato Baiano de Futebol Feminino e no jogo de ida da final do Intermunicipal Ednaldo Rodrigues, que acontecem no próximo final de semana.

Jeremias Macário | banquete da morte 4i3y4k

Foto: BLOG DO ANDERSON

Jeremias Macário de Oliveira | jornalista e escritor

Um amigo meu perguntou quantos índios participaram do chamado “banquete da morte”, tramado pelo explorador e fundador da Vila Imperial da Conquista, João Gonçalves da Costa, que depois de uns entreveros com os nativos lá pelos idos de 1790 resolveu dar uma farra de muita comida e bebida para acalmar os ânimos. A princípio os índios desconfiaram da generosidade incomum do João, mas após longas conversações e encontros, os mongoiós, que eram seus aliados mais próximos, convenceram as outras tribos a aceitarem o convite. Essa intermediação não foi fácil e demandou um bom tempo. Suas aldeias não ficavam perto daqui.  Uns falam em lenda e outros em verdade, mas vou contar como aconteceu toda história porque estava aqui na época e, como jornalista correspondente do jornal A Tarde, fiz a cobertura dessa tragédia, tendo ao lado meu colega companheiro fotógrafo José Silva, o famoso “Zé” dos estilingues certeiros e bom no manejo das lentes. Leia a íntegra.