Dois jovens morreram e quatro ficaram feridos após um ataque a tiros em um bar de Paulo Afonso, no Norte da Bahia. O crime ocorreu na tarde de sexta-feira (27), no BTN 03. As vítimas fatais foram identificadas como Weverton Pereira da Silva, de 23 anos, e Wesley Sá da Silva Vieira, de 20. Entre os feridos está um adolescente de 13 anos, que recebeu atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e teve alta. Ainda não se sabe quem cometeu o ataque. A dona do estabelecimento informou que havia saído no momento do crime e, ao retornar, encontrou o grupo baleado. A Delegacia Territorial de Polícia Civil de Paulo Afonso está à frente das investigações.
A primeira-dama de João Pessoa, Maria Lauremília Assis de Lucena, foi presa sábado (28) pela Polícia Federal, por aliciamento violento de eleitores e suspeita de atuação em organização criminosa, ligada às Eleições 2024. A prisão ocorre no âmbito da terceira fase da Operação Território Livre, que tem o apoio do Grupo Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). Lauremília é casada com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, candidato à reeleição. A secretária de Lauremília, Tereza Cristina Barbosa Albuquerque, também foi detida. No total, foram cumpridos dois mandatos de busca e apreensão e dois mandados de prisão. As prisões ocorrem após análise de materiais obtidos em fases anteriores da Operação Território Livre. Agora o objetivo das ações é conseguir provas de materialidade, autoria e circunstanciar os crimes sob investigação. Os advogados da primeira-dama não comentaram o caso até o final da manhã de hoje. A assessoria do prefeito Cícero Lucena soltou nota na qual afirmou que “trata-se de uma prisão política”. “Lauremília tem residência fixa e jamais se recusaria a prestar depoimento ou esclarecer quaisquer fatos. Houve o uso de força desproporcional, já que ela sequer foi convocada para prestar depoimento. Claramente, os adversários de Cícero estão utilizando todos os meios para conquistar o poder a qualquer custo, sem respeito à sua família ou à cidade de João Pessoa”, diz a nota. A PF anunciou que não vai prestar esclarecimentos por meio de coletiva de imprensa para não prejudicar o andamento das investigações. Mas ressaltou que as investigações feitas buscam preservar a integridade do processo eleitoral na capital paraibana, com o objetivo de coibir práticas ilegais que comprometam a lisura e transparência do pleito. No dia 19 deste mês, na segunda fase da Operação Território Livre, a Polícia Federal havia expedido quatro mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão. Na ocasião, uma vereadora candidata à reeleição, Raissa Lacerda, foi detida no bairro São José. Nesta quinta-feira (26), Raissa, que tentava o quinto mandato na câmara municipal, anunciou seu pedido de renúncia à candidatura. Ele alegou “questões pessoais” para justificar sua decisão. As informações são da Agência Brasil.
O produtor cultural Diogo Cunha morreu, aos 44 anos, nesta sexta-feira (27), em Salvador. A informação foi confirmada por Ricardo Cal, que era próximo do comunicador. Em seu perfil, Rafael Cal também falou da perda: “Tudo acontece no tempo de Deus”. A causa do falecimento não foi informada pelos conhecidos do produtor cultural. Diogo foi dono da Zen Music, antiga casa de shows no bairro do Rio Vermelho, e sócio de outros empreendimentos e artistas. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no apartamento dele, na Pituba, para realizar o levantamento cadavérico. A 16ª Delegacia Territorial de Polícia Civil registrou registou o fato.
Um sábado (28) de luto. Aos 61 anos, faleceu no Hospital Geral de Vitória da Conquista Paulo Roberto Pires Veiga, que não resistiu a um AVC [Acidente Vascular Cerebral]. Sorridente e prestativo, ele era conhecido como Jacaré da Ótica, devido aos serviços realizados com maestria nas Óticas Teixeira. O fisioterapeuta Eliakim Dias do Prado testemunhou o legado do seu velho camarada e vizinho: “A comunidade da URBIS V, Zona Oeste Conquistense, perde uma figura ímpar. Um ser humano fantástico e querido por todos”. Ele deixa esposa, filhos e muitos entes. O funeral ocorrerá no Salão Paroquial da Paróquia Santa Luzia [Via Local S, Conjunto Habitacional URBIS V, Vitória da Conquista], com sepultamento marcado para às 16 horas, no Cemitério da Saudade. Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.
Para ampliar as análises da Política Conquistense nestas Eleições 2024, o BLOG DO ANDERSON compartilha a Propaganda Eleitoral Gratuita exibida na TV UESB e TV Sudoeste na noite desta sexta-feira (27). Em dez minutos, os candidatos e as candidatas à Prefeitura de Vitória da Conquista laçaram promessas e críticas a adversários. Sheila Lemos Andrade tem o maior tempo, seguida de Waldenor Pereira Filho, Lúcia Rocha e Marcos Adriano.
Nas Ocorrências Policiais do Jornal Band News, reproduzidas pelo BLOG DO ANDERSON neste sábado (28), o repórter Paulo Martins detalha o que ocorreu nas últimas 24 horas. Os destaques incluem um assassinato em Barra do Choça, cujo corpo da vítima foi levado ao Instituto Médico Legal em Vitória da Conquista, e o atropelamento de uma estudante na Zona Oeste de Conquista. As investigações estão em curso.
Aos 50 anos, faleceu Fábio Pereira da Silva. O amento foi comunicado pela Igreja do Evangelho Quadrangular do Jardim Paulista: “É com profundo pesar que nos despedimos do nosso querido irmão Fábio, que não era apenas um membro, mas também um grande amigo para todos nós. Fábio sempre será lembrado por sua alegria contagiante, mesmo em meio às dificuldades. Nossas orações são para que Deus conforte o coração de seus familiares e amigos, especialmente os que fazem parte de nossa Igreja. Neste momento de luto, confiamos que Fábio está agora nos braços do Senhor, descansando em paz”. Em Vitória da Conquista, amigos também se manifestaram na sexta-feira (27). Ele deixa esposa e filhos. O funeral ocorrerá em Araçatuba, no interior de São Paulo.
Um homem, de 39 anos, morreu após cair de uma ponte com o trator que ele conduzia na Zona Rural de Coração de Jesus. O acidente aconteceu na tarde de quinta-feira (26). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a equipe foi acionada para atendimento a uma ocorrência de pessoa presa em máquina, no povoado de Fonseca. Ao chegar ao local, testemunhas relataram que o condutor perdeu o controle da direção e caiu da ponte que a sobre o Rio Caiçara, aproximadamente dois metros de altura. O motorista estava retido na cabine do trator, sem vida. O corpo foi desencarcerado e depois da perícia foi liberado para a funerária.
A bandeira tarifária para o mês de outubro será vermelha patamar 2, com cobrança extra de R$ 7,877 na conta de luz para cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia elétrica consumidos. Esta é a primeira vez que a bandeira mais cara do sistema criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é acionada. Segundo a ANEEL, um dos fatores que determinaram o acionamento da bandeira vermelha patamar 2 foi o risco hidrológico, ou seja, a baixa previsão de chuva para os reservatórios das hidrelétricas. Também teve influência a elevação do preço do mercado de energia elétrica em outubro. Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada há dois anos e interrompida apenas no último mês de julho com bandeira amarela, seguida da bandeira verde em agosto, e da vermelha, patamar 1, em setembro. No mês ado, a ANEEL chegou a anunciar a bandeira vermelha patamar 2 para setembro, mas corrigiu a informação dias depois. Criado há exatos nove anos pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas. As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem custo maior, e a verde, sem custo extra. Segundo a ANEEL, as bandeiras permitem ao consumidor um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. “Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta”, avalia a agência.
O jogo online tornou-se um atempo para milhões de pessoas. Eles fazem isso para se divertir, mas também para ganhar dinheiro. Os jogos de casino online encantam muitos entusiastas que por vezes obtêm ganhos muito significativos. Apesar do enorme potencial desses jogos, nem sempre é fácil obter ganhos na primeira tentativa. Acima de tudo, é necessário conhecer algumas dicas essenciais que aumentam as chances de sucesso.