O Lixão do Bosque das Amendoeiras tem causado muitos transtornos para a vizinhança em Vitória da Conquista. Até a noite desta terça-feira (18), nenhuma ação havia sido feita para remoção do entulho e outros dejetos residenciais e industriais descartados ilegalmente. Conforme a munícipe Ana Mércia Santos Bispo, de 65 anos, o problema se agravou nos últimos seis meses.
“Reclamamos e não somos ouvidos”, comentou Ana Bispo ao BLOG DO ANDERSON. In loco, o BLOG DO ANDERSON pode constatar o local propício para o habitat de bichos peçonhentos e o Mosquito da Dengue.
“Boa parte disso tudo é feito por carroceiro e a Prefeitura tem que dar um jeito para resolver isso aqui, pois é uma área residencial. Jogam animais mortos deixando um mau cheiro terrível”, complementa, contrariada com a falta de ações por essa imundice, muitas vezes levadas em carroças. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos é o setor responsável por atender essa demanda.
O Centro Cultural Glauber Rocha é preparado para receber mais de 20 mil pessoas no Arraiá da Conquista. Os Festejos Juninos na Joia do Sertão Baiano iniciaram na semana ada e seguem até o São Pedro.
Ao meio-dia desta terça-feira (18), o BLOG DO ANDERSON esteve no Centro Cultural Glauber Rocha acompanhando e transmitido ao vivo a entrevista do coordenador de Cultura do Município de Vitória da Conquista, Alecxandre Magno Melchisedeck Meira, que trouxe todos os detalhes.
Os portões abrem logo mais às 18 horas, momento em que o público poderá conhecer de perto as estruturas que contam com Vila Junina, Sistema de Segurança, Área Gastronômica, tudo numa cenografia que faz relembrar as autênticas Festas Nordestinas com dois palcos.
As primeiras atrações são um quarteto feminino, que vem com Elba Ramalho, Ramalho, Liv Moraes, Robertinha e Banda Raneychas. O BLOG DO ANDERSON gravou a entrevista ao UP Notícias, transmitiu via Instagram e agora reproduz o que foi propagado pelas ondas sonoras da Rádio UP com Daniel Morais.
O professor e vice-diretor de uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Poções, no Centro-Sul Baiano, é investigado pela Polícia Civil, por suspeita de pedir fotos íntimas de alunos em troca de dinheiro. Segundo informações divulgadas pela TV Sudoeste no BATV da segunda-feira (17), baseadas em informações da Delegacia Territorial de Polícia Civil de Poções, o homem é suspeito de cometer crime de aliciamento de menores. O caso veio à tona no dia 7 de junho e o professor foi afastado das funções na Unidade Escolar enquanto as investigações estão em andamento Shangai Alexandre Ramos Rocha, delegado responsável pela investigação, afirmou que as vítimas estão sendo ouvidas e acompanhadas pelo Conselho Tutelar, enquanto testemunhas estão sendo intimadas para prestar depoimento. Conforme a Polícia, o professor será ouvido ao final das diligências. Medidas foram tomadas pelo corpo pedagógico da escola e pelo Conselho Tutelar visando garantir a proteção dos alunos envolvidos no caso. A Secretaria Municipal de Educação de Poções informou que assim que soube do caso, o professor, que também é vice-diretor, foi afastado do cargo e em breve vai se pronunciar.
A Polícia Civil deflagrou a 13ª fase da Operação Unum Corpus, na manhã desta terça-feira (18), no Interior Baino e em toda a Região Metropolitana de Salvador (RMS). Centenas de mandados de prisão e de busca e apreensão são cumpridos por mais de mil agentes. Os principais alvos são integrantes de grupos criminosos envolvidos com o tráfico de drogas e homicídios. Até o início da manhã de hoje, mais de 130 pessoas haviam sido presas. Parte dos mandados de prisão foi cumprida na última semana, quando alvos foram localizados. A 13ª fase da Operaçao Unum Corpus também cumpre medidas judiciais contra internos de unidades do sistema prisional, os quais são acusados de influenciar ações criminosas nas ruas. O objetivo é neutralizar a atuação nos presídios e no convívio social. Nas 12 fases, a Operação Unum Corpus prendeu 2.004 pessoas, apreendeu 350 armas de fogo e cumpriu 1.952 mandados de busca e apreensão.
O Centro-Sul da Bahia está em luto. Aos 63 anos, vítima de complicações pós-cirúrgicas, faleceu no Hospital SAMUR, em Vitória da Conquista, o ex-prefeito de Piripá, Jeová Barbosa Gonçalves. “A istração Municipal de Piripá, por meio do prefeito Flávio Oliveira Rocha, decreta luto oficial de 3 dias pelo falecimento do ex-prefeito Jeová Barbosa Gonçalves. Considerando o legado de inestimáveis trabalhos dedicados à comunidade de Piripá, durante sua gestão como prefeito (2005-2008), reconhecemos o alto grau de qualidade na prestação de seus serviços.
Neste momento de consternação, solidariedade e saudade, a istração Municipal se une à comunidade de Piripá em homenagem a este ilustre cidadão, exemplo de integridade e respeito. Portanto, decreta-se luto oficial por 3 (três) dias, a contar desta data, como sinal de profundo pesar pelo falecimento do ex-prefeito Sr. Jeová Barbosa. Que sua memória perdure como inspiração para o bem-estar de nossa coletividade”. O funeral acontece nesta terça-feira (18), em Piripá. Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.
A renúncia de Luciana Santos Silva da presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Sucessão de Vitória da Conquista, virou polêmica. A professora doutora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) deixou a Ordem para ser pré-candidata a vice-prefeita da Frente Partidária União e Reconstrução por Conquista [PT, PCdoB, PV, PSB, PSD, PSOL e Rede], encabeçada pelo deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA). Nesta segunda-feira (17), a própria Luciana falou sobre o assunto durante entrevista ao UP Notícias, acompanhada e gravada com exclusividade pelo BLOG DO ANDERSON. “Eu falo isso com muita tranquilidade, não tenho dúvida nenhuma de que foi feito tudo dentro da Lei. A renúncia, não vou falar nem que é um direito que me assiste, mas é uma exigência da Legislação Eleitoral, cumprindo prazo, cumprindo a Lei. Então, não é a primeira vez que isso ocorre na OAB. O que me estranha é que, a primeira vez por uma mulher, aí a gente vê a questão de gênero, a gente sempre sendo criticada por nossas escolhas, que é uma forma de dizer: o seu lugar não é aqui. E toda vez que escuto que o seu lugar não é aqui, seja de forma direta ou indireta, isso me faz andar e me faz caminhar.
Então, a minha saída da OAB foi em cumprimento da Legislação e essa minha saída também gera consequências e que essas consequências são normatizadas pela OAB. Então, diante da renúncia, quem me substituirá ou qualquer outro que pediu em todo ano de eleição à OAB a por isso”, declarou Silva. Ainda conforme a pré-candidata, “vamos ter eleição no próximo ano e esse mandato tampão, existem regras na OAB que foram cumpridas. E aí o que me estranha quem questiona essa regra é que, se não fosse cumprida, também haveria questionamento. Então avaliar aí tanto conhecimento como a boa-fé”. O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil da Bahia, em uma sessão híbrida extraordinária realizada na quarta-feira (12), elegeu, por ampla maioria, o advogado Wendel Santos Silveira para o cargo de presidente da Subseção de Vitória da Conquista. O advogado e ex-presidente da Ordem por duas vezes, Gutemberg Macêdo Júnior, contesta e entrou com uma ação para cancelar esse processo eleitoral classificando como indireta sem ouvir a classe. classificando como indireta sem ouvir a classe. Para ele, o vice-presidente eleito com Luciana deveria ocupar o cargo até um novo processo de escolha.