O Sistema Nacional de Emprego da Bahia (SineBahia) divulgou as vagas de emprego em Vitória da Conquista. No Guia de Oportunidades que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta quarta-feira (20) tem vagas para diversos setores. Os candidatos interessados nas oportunidades devem se dirigir à unidade central do SineBahia, no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no Centro ou Boulevard Shopping. Veja todos os detalhes
A Prefeitura de Vitória da Conquista iniciou nesta terça-feira (19) o processo de regularização fundiária do Conjunto da Vitória, garantindo o direito à moradia e à segurança jurídica das mais de 360 residências. A cerimônia de lançamento aconteceu na Escola Municipal Doutor Raimundo Nova. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, destacou a importância da escritura, uma garantia, um direito para aqueles que adquirem um imóvel. “Eu tenho a maior alegria de fazer o lançamento e a entrega da escritura, porque eu sei que a gente não está só fazendo política pública. A gente está realizando o sonho das pessoas.
E é essa a nossa missão, realizar sonhos”, declarou Sheila, que também lembrou da pavimentação asfáltica do loteamento, onde a Prefeitura investiu mais de 14 milhões de reais, da iluminação de LED, e dos investimentos na área de saúde da região, como a construção da unidade de saúde do Patagônia e a reforma da unidade Nelson Barros. Essa iniciativa, que prevê a entrega de aproximadamente 360 escrituras ao final do processo, é uma realização do programa Morar Legal, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) Segundo o secretário Michael Farias Alencar Lima, o programa tem sido extremamente importante na vida de várias famílias conquistenses.
“Hoje, nós estamos aqui para iniciar os trabalhos de regularização fundiária, de 2024, no loteamento Conjunto da Vitória. A gente vai garantir que essas famílias tenham o a tão sonhada escritura pública. É o Governo para Pessoas trabalhando para as pessoas, pensando principalmente na intensificação dessas atividades de regularização fundiária”. O programa visa proporcionar aos moradores de ocupações e assentamentos populares a posse definitiva.
Essa medida de regularização fundiária urbana de interesse social segue os preceitos da Lei 13.465/2017, que reforça o compromisso da istração com a justiça social e a inclusão urbana. Para Francisca Mesquita Couto, de 62 anos, que mora no Conjunto há 19 anos, muito foram os benefícios realizados pela Prefeitura no loteamento, como pavimentação, coleta regular de lixo. “Nosso bairro é maravilhoso, eu amo morar aqui. Só tenho que agradecer a Prefeitura por mais este benefício da escritura. Agradeço por lembrar do povo do Conjunto da Vitória”. Ana dos Santos Pedrosa, de 73 anos, que há mais de 20 anos mora no loteamento, está muito feliz com a escritura que irá receber.
“Minha expectativa é pegar a escritura para ter mais segurança, porque, por enquanto, só temos um contrato registrado no cartório de quando eu comprei e de quando eu construí. E tenho vinte e tantos anos esperando por essa escritura, que é o documento mais seguro e mais aprovado para os moradores daqui”. Até o ano ado, mais de 7.000 títulos de legitimação fundiária e concessões do direito de uso (escrituras) em diversos loteamentos, como Vila América, Renato Magalhães, Henriqueta Prates, Recanto das Águas, Bruno Bacelar e Parque da Colina. O Morar Legal é um programa dedicado à regularização fundiária urbana. Seu objetivo é assegurar que moradores de ocupações e assentamentos populares tenham o à posse definitiva de suas propriedades, promovendo a integração social, o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida para todos.
Foram conduzidos ao Distrito Integrado de Segurança Pública, o piloto e quatro ocupantes do avião que pousou no extinto Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista. Consoante a 78ª Companhia Independente de Polícia Militar, após o pouso que seria de emergência, o grupo deixou o local em uma caminhonete que apresentava irregularidades judiciais.
O veículo teve o ao Aeroporto através da entrada do Batalhão do Corpo de Bombeiros, que fica ao lado da pista e estava com o portão aberto.
Cerca de duas horas após o pouso, os ocupantes da caminhonete retornaram ao Aeroporto. Conforme informou a Polícia, eles explicaram que deixaram o local para almoçar e transportar as pessoas que estavam na Aeronave, pois elas tinham outros compromissos. Devido à restrição judiciária, os ocupantes da caminhonete foram levados para a Delegacia, onde prestaram depoimento.
No próximo dia 26 março completam 36 anos em que uma tragédia chocou Vitória da Conquista. Na Lagoa do Jatobá, às margens do Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos, quatro crianças morreram afogadas. Todos eram da mesma família e residiam no Patagônia. Conforma o Tribuna do Café que o BLOG DO ANDERSON resgatou no Arquivo Público Municipal nesta quarta-feira (20), a comoção foi geral.
Um acidente aéreo sem vítimas foi registrado na tarde de terça-feira (19), em Vitória da Conquista. O piloto de um avião de pequeno porte pousou por engano no extinto Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, desativado há cinco anos. A aeronave, de matrícula PT-NKQ, modelo Embraer 711C, devia pousar no Aeroporto Glauber Rocha. Como a pista desativada há muito tempo, algumas valas foram abertas no asfalto, o que fez com que o avião perdesse o trem de pouso devido à irregularidade da pista. Apesar do susto, ninguém se feriu. Por precaução, equipes do Batalhão de Bombeiros Militar, da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas e compareceram ao local. No entanto, até o momento não há informação oficial sobre quantas pessoas estavam a bordo e nem qual era o itinerário que constava no plano de voo. De acordo com informações apuradas pela Agência Sertão junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o avião está registrado em nome de um escritório de advocacia, sediado em João Pessoa, na Paraíba.
Também foi apurado pela reportagem que o piloto chegou a avisar ao comando de tráfego do Aeroporto Glauber Rocha que iria pousar, no entanto, o pouso se concretizou na pista desativada, distante aproximadamente 7,5 quilômetros do aeroporto em operação. Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), deve chegar a Vitória da Conquista ainda nesta quarta-feira (20) para investigar o ocorrido. A princípio, os proprietários terão que remover o avião por via terrestre. Desde que foi desativada, a pista do antigo Aeroporto recebeu marcações em formato de X, que indicam que a desativação das operações. O local tem sido usado para realização de treinamentos do Corpo de Bombeiros. Em fevereiro, o Governo Federal, proprietário da área de aproximadamente 100 hectares, incluiu o local no Programa de Democratização de Imóveis da União, denominado Imóvel da Gente. Na ocasião, foi celebrado um acordo de cooperação com o Governo Baiano para a definição da proposta de empreendimentos de múltiplos usos para a área do imóvel.
Dois agentes da Polícia Militar da Bahia que, em uma motocicleta, faziam a escolta do vice-governador da Bahia, Geraldo Alves Ferreira Júnior, ficaram feridos após uma batida com um carro, em Ipiaú, no Sul Baiano. O acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (19), quando o político cumpria a agenda institucional. Segundo a PMBA, um carro, que transitava na contramão da via, bateu com a motocicleta, ocasionando o incidente. A dupla foi socorrida e levada o para o Hospital Geral Prado Valares, em Jequié, onde am por exames e não correm risco de morte. A PMBA informou que a 55ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) acompanha o caso. O motorista do carro foi encaminhado à Delegacia Territorial de Polícia Civil em Ipiaú. Geraldo Júnior estava a caminho de Ibirataia para participar das celebrações de São José, Santo Padroeiro da cidade.
O Tribunal de Barcelona aceitou o pedido de liberdade provisória de Daniel Alves da Silva, condenado a quatro anos e seis meses de prisão pela agressão sexual a uma jovem na discoteca Sutton. A Justiça espanhola colocou uma fiança de um milhão de euros para o ex-jogador. O brasileiro de quarenta anos foi preso há mais de um ano. Agora, ele poderá aguardar a sentença definitiva fora do Centro Penitenciário, caso pague o valor da fiança. Os juízes determinaram, ainda, que, caso a defesa pague a fiança solicitada, todos os aportes de Daniel Alves, o brasileiro e o espanhol, serão retirados.
A Polícia Federal indiciou o ex-presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro e outras dezesseis pessoas na investigação de um suposto esquema de falsificação de comprovantes de vacinação contra a Covid-19. Trechos da delação do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cesar Barbosa Cid, deram base ao relatório enviado ao Supremo Tribunal Federal. As investigações apontaram que um grupo ligado ao ex-presidente inseriu informações falsas de vacinação contra a Covid-19 no ConecteSUS, sistema do Ministério da Saúde. Os dados foram incluídos dias antes do ex-presidente viajar aos Estados Unidos da América após as Eleições 2022, no fim do mandato como presidente. Segundo a investigação, uma impressora do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, foi usada para imprimir os certificados.