Um homem foi morto a facadas em Cândido Sales. O crime aconteceu na madrugada deste sábado (16) quando acionaram a 80ª Companhia Independente de Polícia Militar. Às margens da Rodovia Santos Dumont [BR 116] a Guarnição encontrou a vítima no solo. “O homem foi socorrido, porém não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito no Hospital Municipal. Os militares diligenciaram à procura do suspeito, contudo não obtiveram êxito”, diz nota da 80ª CIPM. O corpo foi removido à sede do Departamento de Polícia Técnica. As investigações estão sob os cuidados da Delegacia Territorial de Cândido Sales.
A 46ª Companhia Independente de Polícia Militar registrou mais uma tragédia no Centro Sul Baiano no final da tarde deste sábado (16). Na colisão frontal entre Caminhão Volkswagen 24.280 e Chevrolet Corsa, na BA-152, próximo ao Distrito de Caraíbas, Zona Rural de Paramirim, resultou na morte de Rodrigo Lima da Silva, que era de Livramento de Nossa Senhora. O corpo foi removido ao Departamento de Polícia Técnica em Brumado.
Confecção de órteses de baixo custo para membro superior que beneficiasse pacientes do Centro Integrado de Saúde e Serviços (CISS) do Centtro Universitário UniFG. Essa foi a proposta de um trabalho desenvolvido por alunos dos 3º, 4º e 6º semestres do curso de Fisoterapia, conforme informações compartilhadas com o BLOG DO ANDERSON neste sábado (16). Sob a orientação e supervisão dos professores Pablo Figueiredo Maciel, Jéssica Gusmão e Karla Bastos, os alunos acompanharam os atendimentos de seis pacientes no CISS UniFG, com o objetivo de avaliar suas necessidades. Em paralelo a essas visitas, que foram documentadas pelos estudantes em relatórios diários para avaliação dos professores, as órteses de baixo custo eram confeccionadas de forma personalizada para cada um dos pacientes, respeitando suas características cinéticofuncionais. O projeto é resultado da Unidade Curricular (UC) Fisioterapia Musculoesquelética do Quadrante Superior. Com a chegada da Ânima Educação, as UC’s aram a fazer parte do cronograma de atividades dos alunos da UniFG.
O objetivo é focar na competência do estudante por meio do desenvolvimento de habilidades distintas ao integrar diversas áreas do conhecimento, assim como demanda o mercado de trabalho. Ao invés de separar somente por disciplinas, o conhecimento é abordado por dois professores ou mais, dentro da mesma sala de aula, que propõem temas convergentes e de maneira integrada. Além de beneficiar os pacientes com aparelhos confeccionados especialmente para eles e que serão utilizados no decorrer dos seus tratamentos, a produção das órteses de baixo custo permitiram que os alunos tivessem uma proximidade maior com a realidade da prática profissional. É o que afirma o professor do curso de Fisioterapia da UniFG, Pablo Figueiredo Maciel, que acompanhou todo o processo. “Destaca-se a possibilidade de realizar essa ações junto à comunidade, identificando carências e necessidades que só com essa proximidade é possível de se ter conhecimento. Ao mesmo tempo que torna visível para a comunidade a formação de qualidade desses alunos até se tornarem profissionais”, completa o professor.
Uma tragédia na BA-263, Perímetro Urbano de Belo Campo, Centro Sul Baiano, que fica a 60 quilômetros de Vitória da Conquista. O fato aconteceu na noite da sexta-feira (15) quando uma bicicleta foi atingida por um carro de eio. Com o impacto o ciclista caiu na pista e não resistiu aos ferimentos.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência constatou o óbito de E. O. S. A Companhia Independente de Polícia Rodoviária, a 80ª Companhia Indente de Polícia Militar, Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica registraram a ocorrência. O corpo foi removido à sede do DPT em Vitória da Conquista.
Um suplente da Câmara Municipal de Ipirá, no Nordeste Baiano, foi morto a tiros na madrugada deste sábado (16). Ele estava em um carro, na Avenida Anísio Dultra, quando foi alvejado. A vítima é o Lourivaldo Pereira Leite. De acordo com a Delegacia Territorial de Ipirá, ele foi atingido por cerca de 30 disparos e morreu ainda no local.
O crime está sendo investigado e a Polícia Civil apura quem o cometeu e o que motivou o ataque. O corpo do político foi sepultado no Cemitério Jardim da Saudade, em Ipirá, no fim da tarde. Lourival concorreu ao cargo de vereador pelo Democratas, nas Eleições 2020. Ele não se elegeu, mas ficou como suplente. Informaçõesdo g1.
A Casa Rafik, em Vitória da Conquista, superlotou na noite desta sexta-feira (15) para o lançamento da pré-candidatura do deputado Jean Fabrício Falcão, do Partido Comunista do Brasil, nestas Eleições 2022.
Apoiadores vieram de mais de 20 municípios. Fabrício, que está na corrida pelo quarto mandato na Assembleia Legislativa da Bahia, defende mais investimentos para os municípios do interior do estado e em áreas prioritárias como desenvolvimento econômico, saúde, educação, política para mulheres e qualificação profissional para jovens e adultos.
O parlamentar é, atualmente, líder da Bancada do PCdoB no Parlamento Baiano, participa de debates em várias áreas, nos quais propõe projetos, ações e indicações, sempre comprometido com o bem estar e o desenvolvimento.
Faleceu na manhã desta sexta-feira (15), Luzia Andrade, esposa de Lourival de Souza Andrade [in memoriam], antigo comerciante de São Miguel das Matas que atuava no Bairro Brasil, Zona Oeste de Vitória da Conquista. Participante da Comunidade Bom Jesus, há mais de 50 anos dos seus 86. Ela deixa 8 filhos, 17 netos e 8 bisnetos. O velório acontece no Salão Nobre da Pax Nacional [Rua Olavo Bilac, 09 – ao Lado da Capelinha do São Vicente] com sepultamento na manhã do sábado (16), no Cemitério da Saudade.Aos familiares e amigos, nossa solidariedade neste momento de despedida e dor. *As informações são do ativista político Manoel Gusmão da Silveira.
O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, de 75 anos, ou por uma cirurgia no coração na madrugada desta sexta-feira (15). O procedimento foi realizado após ele sofrer um infarto na noite do dia anterior. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o quadro dele é considerado estável. Eduardo Vasconcelos foi levado para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, com fortes dores no peito na noite de quinta. Ele foi transferido ao Hospital SAMUR, em Vitória da Conquista. Lá ele ou pelos procedimentos de cateterismo e angioplastia durante a madrugada. O prefeito deve ficar internado por mais três dias, em observação.
Um homem morreu em confronto com policiais e cerca de uma tonelada de Maconha Colombiana foi apreendida na noite desta sexta-feira (15), em Vitória da Conquista. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SPP-BA), o entorpecente foi encontrado em um celeiro, pela 92ª Companhia Independente da Polícia Militar, no Povoado de Laranjeiras, Zona Rural Conquistense. equipes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) receberam uma denúncia que relatava a presença de um traficante no povoado. Após incursões e cerco a uma propriedade, o suspeito foi encontrado e houve um confronto.
Na troca de tiros, o homem foi baleado, socorrido e levado ao Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas não resistiu aos ferimentos. Com o suspeito foram apreendidos uma espingarda calibre 12, munições e um carro. No veículo, os militares encontraram tabletes de maconha. Ao desconfiarem da possibilidade de armazenamento e distribuição de entorpecentes, os PMs fizeram uma varredura no sítio. No celeiro, os policiais desconfiaram de uma parte do terreno, que aparentava ter sido remexida. Após escavação, o PETO da 92ª CIPM encontrou a grande quantidade de maconha.
Depois de 12 dias atuando como prefeito em exercício, Luís Carlos Batista de Oliveira, o Dudé recebeu a família no Gabinete Civil e reuniu os servidores para um momento de confraternização e agradecimento, no fim da tarde desta sexta-feira (15). “Primeiro a nossa gratidão a Deus, por nos permitir estar aqui”, disse Dudé. Em seguida, ele agradeceu a sua família, pela compreensão e apoio nesse período, à equipe da Câmara Municipal que lhe acompanhou nessa missão e aos servidores do Gabinete Civil, pelo trabalho em parceria. E, sobretudo, à prefeita Sheila Lemos, pela confiança. “Não faria nada sozinho, sem vocês”, resumiu.
Ainda de acordo com Dudé, que retorna à presidência da Câmara de Vereadores, o sentimento é de dever cumprido. “Nós buscamos cumprir tudo aquilo que a prefeita Sheila tem feito para desenvolver o município de Vitória da Conquista, dando continuidade às ações, fazendo o papel de visita às obras, acompanhando tudo de perto, todo o aspecto istrativo da Prefeitura, conversando com as entidades de classe da cidade, com as religiões como um todo, conversando com a sociedade civil, isso é importante. Levo daqui uma experiência única, de que a gente é capaz”, afirmou.
A família de Dudé veio até o gabinete participar desse momento de despedida: a mãe, dona Genir, os filhos, Mariana Marina e Felipe, o irmão Paulo César e o cunhado Jailton. Mas, foi a esposa, Marta Mira Martins, quem resumiu o sentimento de orgulho que tomou conta da família nos últimos dias: “Foi algo grandioso, ele é uma pessoa que galgou para estar aí, nessa posição em que ele está. Ele lutou para estar aí nesse momento. Foi bem difícil pra gente, porque a gente teve que abrir mão de algumas coisas, mas a felicidade foi muito grande, porque ele chegou em um lugar que poucas pessoas chegaram.”
Secretária executiva do Gabinete Civil, Jane Sala está há mais de 30 anos no corpo de servidores da Prefeitura, tendo acompanhado muitas gestões ao longo de todo esse tempo. “Tive a oportunidade de trabalhar ao lado de gestores do bem, de pessoas boas, que cada um ao seu modo, com o crescimento dessa cidade, com o fortalecimento dessa cidade. E ar esses 15 dias com o prefeito em exercício, Dudé, foi um um prazer muito grande. Foram poucos dias, mas recheado de tanta gentileza, de tanta aproximação, de tanta naturalidade, que eu fiquei encantada”, avaliou a servidora.
O agente da Guarda Civil Municipal de Itapetinga, no Centro Sul Baiano, que foi filmado ao ameaçar e agredir um adolescente de 17 anos, foi afastado nesta sexta-feira (15). Um outro agente público assistiu a ação e não interveio. As agressões foram motivadas por um desentendimento entre a vítima e o filho do guarda, que também agride o jovem. Segundo informações da Polícia Civil, as imagens viralizadas nas redes sociais estão sendo analisadas. O servidor pode responder por lesão corporal dolosa. Nas imagens, o guarda municipal está com uma arma em punho. Ele aborda o adolescente, que está sentado, e o xinga várias vezes antes de agredi-lo. “Você conhece ele? Você sabia que é meu filho? Então agora você está sabendo, desgraça.
Abaixe a mão, que eu quero bater só na sua cara, seu filho da p***”. Depois de dar vários tapas no rosto do adolescente, o guarda também permite que o filho agrida o rapaz. Em seguida, ele pergunta quantos anos a vítima tem e onde ele mora. Enquanto faz os questionamentos, o filho dele segue a agredir o jovem com vários tapas no rosto. As agressões físicas no rosto e verbais continuam, enquanto pergunta onde o jovem estuda. O filho do agente público também segue dando tapas no adolescente, enquanto um terceiro homem se envolve na situação e também bate na vítima. É neste momento da gravação que o segundo guarda municipal aparece. Ele conversa com o colega agressor, e não faz nada com relação ao espancamento à vítima. As imagens encerram quando o filho do primeiro guarda municipal dá um chute na barriga do jovem. Com informações da TV Bahia.
A música do projeto Marujada Mirim, do Beco de Dôla, abriu os trabalhos do 65º Conad do ANDES-SN [Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior], que começou na sextafeira (15) a domingo (17), na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista, com o tema central “Retorno presencial com condições de trabalho e políticas de permanência para fortalecer a luta por Educação Pública e liberdades democráticas”. Formado por crianças e adolescentes, o grupo animou as e os participantes com sua batucada e alegria contagiantes. Os instrumentos utilizados pelo grupo são feitos de materiais reciclados pelo projeto, que tem como propostas a transformação social através da arte e valorização da herança cultural do povo negro. Após a apresentação, a mesa de abertura foi composta por convidadas e convidados de diversos movimentos estudantis, sociais e sindicais, parceiros na luta do ANDES-SN. Fizeram falas representantes da FENET [Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico], do Diretório Central dos Estudantes da UESB, do Sindicato dos Servidores Técnico-istrativos da UESB (AFUS) o SINASEFE [Sindicato Nacional Dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional] e da Central Sindical e Popular Conlutas, além do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e também da reitoria da UESB.
As falas apontaram a importância da mobilização docente para a defesa da Educação, da universidade pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada e da classe trabalhadora e, ainda, como a luta empreendida por professoras e professores serve de inspiração e estímulo para estudantes e outras categorias. Ressaltaram também a relevância dos temas que serão tratados durante o Conad e suas deliberações. O coordenador da CSP-Conlutas, Paulo Berela, lembrou que o ANDES-SN tem uma história que se mistura à da CSP-Conlutas, central a qual a entidade é filiada. “Estivemos juntos não só na luta em defesa da Educação, mas também em momentos muito cruciais da própria existência do sindicato, como no momento em que tentaram dividir os trabalhadores da Educação, com a criação de outra entidade para servir a um governo de conciliação de classes e, também logo depois, quando tentaram caçar o registro sindical do ANDES-SN”, afirmou, destacando que é preciso reconhecer o Sindicato Nacional como uma das maiores entidades de trabalhadores e trabalhadoras do país, fundamental para a organização da classe. Alexandre Galvão Carvalho, presidente da Associação de Docentes da UESB (ADUSB Seção Sindical do ANDES-SN), falou da satisfação em receber o 65º Conad no ano em que a Seção Sindical completa 40 anos de luta. “Esperamos e ansiamos esse momento, trabalhando muito, para que vocês, aqui em Vitória da Conquista e em nossa universidade, possam trabalhar com tranquilidade”, destacou.
Durante a abertura do 65º Conad foi lançado o número 70 da revista Universidade e Sociedade, publicação semestral do ANDES-SN. Luiz Henrique Blume, 3º secretário do ANDES-SN e do conselho editorial da publicação, falou do conteúdo da edição que tem como tema central “Retorno presencial e pandemia: desafios do trabalho docente no contexto das transformações educacionais”. De acordo com Blume, a publicação dialoga com a conjuntura politica e social, com os ataques enfrentados pela categoria docente, como a precarização do trabalho e ameaça de implementação do ensino à distância e híbrido, e com a luta empenhada em defesa da educação pública. Além disso, presta homenagem à Semana de Arte Moderna de 1922 e ao poeta amazonense Thiago de Melo. A revista foi distribuída aos e às participantes e também pode ser lida aqui. Outra apresentação que marcou abertura do 65º Conad foi a exibição de um dos vídeos da Campanha “Universidades Estaduais e Municipais: quem conhece, defende!”. Aprovada no 40º Congresso do ANDES-SN, a campanha é composta por diversos materiais visuais, como outdoors, cartazes, camisetas e uma série de vídeos com a personagem Preta Mari. Na sequência, a presidenta do ANDES-SN, Rivânia Moura, assumiu a palavra para saudar a presença de todas e todos e fez um discurso com base no esperançar, termo cunhado por Paulo Freire.
“Iniciar o nosso dia aqui com a Marujada Mirim do Beco de Dôla é uma grande lição, além da energia e alegria contagiante, dá também o esperançar das nossas lutas, da universidade pública de portas abertas para concretizar seu propósito da educação como um direito”, afirmou. Rivânia fez um breve histórico das lutas travadas pelo sindicato no último período, destacando o protagonismo do ANDES-SN na luta para barrar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32, na defesa das pautas de reivindicações do funcionalismo federal e do Setor da Educação. “O ANDES-SN foi, sim, uma das entidades que mais colocou gente nas ruas. O nosso esperançar é na luta, na nossa organização e mobilização”, disse. A presidenta do ANDES-SN destacou ainda que a mobilização da categoria na capital federal nas últimas semanas também contribuiu para a aprovação, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara, da PEC 96/22, que garante orçamento para a Educação, sem contingenciamento. “Só foi possível porque nós estávamos lá”, afirmou.
Um homem foi preso após dopar e torturar a esposa em Vitória da Conquista, Centro Sul Baiano. O crime aconteceu no dia 30 de junho, mas só foi divulgado pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Vitória da Conquistana quinta-feira (14). Após acordar de um desmaio, a vítima pediu ajuda à imrã e foi hospitaliada. Não há detalhes sobre o estado de saúde dela atualmente. No dia do crime, a polícia foi chamada, pela equipe do Hospital São Vicente de Paulo, por causa da denúncia de violência doméstica. A vítima teria sido agredida com socos, golpes de martelo e teve a sobrancelha rasgada. Ao acordar, a vítima não encontrou mais o agressou em casa. Ela então ligou para a irmã, que a socorreu ao HSVP. Quando chegaram ao Hospital, os policiais não conseguiram pegar o depoimento da mulher, porque ela estava em estado grave e impossibilitada de responder as perguntas. Após o relato da vítima, a polícia começou a procurar o agressor. Ele foi encontrado e capturado. A data da prisão, assim como o nome do homem, não foram divulgados. Ele foi levado ao Conjunto Penal de Vitória da Conquista Defensor Público Paulo Hortélio.