Noite chuvosa de quarta-feira (8) com fatalidades em Vitória da Conquista. Eram 19 horas quando a 77ª Companhia Independente de Polícia Militar chegou ao prédio onde ficam as Secretarias de Serviços Públicos e de Agricultura e Desenvolvimento Rural onde estava um feto aparentando ter entre 16 e 20 semanas. “No local, vigilantes informaram que foram alertados por populares sobre um possível feto, na área de terra, aos fundos de um prédio. Confirmada a situação, os policiais acionaram a Polícia Civil e o DPT para adoção dos procedimentos legais. Até o presente, não há como precisar se o aborto teria ocorrido no local ou em outro lugar”, destacou a Companhia. As investigações estão em curso.
Como sempre, o sensacionalismo em torno de sumiço de pessoa volta a ganhar destaque em Vitória da Conquista. De acordo com uma internauta, a jovem teria saído de casa no início da madrugada desta quarta-feira (8). “Não sabemos com quem saiu e nem para onde foi”, comentou. No final da noite a jovem deu sinal de vida: estava na casa de uma amiguinha. Sendo assim, tudo em paz.
Um vídeo viralizou nas redes sociais ao mostrar uma criança andando na janela de um edifício em Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O prédio fica na Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, bem próximo ao Campo de São Bento, Zona Sul da cidade. O g1 esteve no local na manhã desta quarta-feira (8) e ouviu testemunhas da cena. “Estava no prédio que fica atrás quando ouvi um pedreiro, que trabalha em uma obra aqui próxima, gritando. Fui até a varanda e vi a criança. Fiquei desesperada e também comecei a gritar. Foi quando os responsáveis viram o que estava acontecendo e correram para o quarto para tirar a criança de lá. Fique apavorada”, comentou a doméstica que trabalha no prédio próximo. Nas imagens, as pessoas que estavam no prédio em frente entraram em desespero diante da possibilidade de uma queda do menino.
“O garotinho está na janela, moça. O filho da senhora está na janela. Vai para o quarto, gente. Misericórdia!”, diz uma delas. Quando ouvem os gritos, os adultos que estavam na varanda do apartamento se dão conta da situação. Um dos homens corre e consegue tirar o menino da janela. Outros vizinhos da família comentaram o susto que levaram. “Foi uma cena horrível, o pedreiro do outro apartamento ficou desesperado gritando uma pessoa do apartamento aonde ocorreu o fato, para ligar para o porteiro para avisar que a criança estava na janela, a criança abriu e fechava a janela e andava de um lado para o outro, infelizmente assisti tudo”, disse uma moradora em rede social.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de chuvas intensas em Vitória da Conquista até às 10 horas desta quinta-feira (9). De acordo com o órgão, deve chover acima de 60 milímetros por hora ou mais que 100 por dia, com ventos superiores a 100 quilômetros por hora. Além do Sul e Centro Sul da Bahia, as chuvas também devem atingir Minas Gerais e Espírito Santo. O INMET também chama atenção para o grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e transtornos no transporte rodoviário nas áreas afetadas. A Defesa Civil Municipal reforça que está disponível 24 horas por dia para atendimento. Em caso de situação perigo, como deslizamentos, desabamentos, enchentes e inundações, o cidadão deve acionar o órgão por meio do número 199. No mapa abaixo, as áreas em amarelo identificam alerta moderado, a laranja perigo severo e vermelho, onde está Vitória da Conquista, perigo extremo.
O Município de Belo Campo aderiu ao projeto “Partiu Testagem na Escola”, que tem como objetivo identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na Rede Pública de Educação. As testagens foram iniciadas nesta quarta-feira (8) na Escola Municipalizada Roberto Santos.
“Logo mais, outras unidades da rede municipal estarão recebendo a visita de uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Por que nada resiste ao trabalho”, afirmou o prefeito José Henrique Silva Tigre, o Quinho, ao BLOG DO ANDERSON.
Localizado no Centro Sul Baiana a 65 quilômetros de Vitória da Conquista, Belo Campo conta com 43 escolas, 3.639 alunos e 309 professores, conforme dados disponibilizados pela Secretaria Municipal da Educação.
O Guia de Oportunidades traz novas vagas de empregos e estágios em Vitória da Conquista. Na reportagem do Bahia Meio Dia que o BLOG DO ANDERSON destaca nesta quarta-feira (8) tem diversos espaços de vários setores para os que querem ingressar no mercado de trabalho. Confira tudo com exclusividade aqui no BLOG DO ANDERSON.
O deslizamento de um barranco no município de Itamaraju, Sul da Bahia, deixou três pessoas mortas na madrugada desta quarta-feira (8). O caso aconteceu por volta das 3 horas na Avenida Espírito Santo. Desde a noite de terça-feira (7) o Sul Baianno registrou fortes chuvas. As vítimas são da mesma família: o tio, de 26 anos, e os dois sobrinhos, de 4 e 9 anos. Outras três pessoas conseguiram deixar o local e tiveram apenas alguns ferimentos. De acordo com a Defesa Civil, quatro casas foram soterradas, mas os outros moradores deixaram o local assim que as chuvas iniciaram devido ao risco da área. Em nota, a prefeitura de Itamaraju informou que, devido as fortes chuvas, muitas famílias ficaram desabrigadas e, com o alerta acionado pela Defesa Civil, a equipe de secretariado, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Polícia Militar e Civil, Bombeiros, vereadores e toda sociedade civil se juntaram para ajudar os afetados. Foram montados quatro pontos de apoios nos seguintes locais: Escola Antigo Polivalente, Colégio Modelo, Escola Maria D’juda (Jaqueira) e Escola Reitor Edgard Santos (Militar).
O presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro foi eleito “Personalidade do Ano 2021” em uma enquete online da Revista Norte-Americana “Time”, informou a publicação nesta terça-feira (7). Chamado de “líder controverso” pela revista, Bolsonaro recebeu quase um quarto dos 9 milhões de votos dados pela internet. A publicação disse ainda que a escolha dos leitores identifica a pessoa ou grupo mais influente do ano, “para o bem ou para o mal”. A revista também cita críticas de políticos, da Justiça e de especialistas da área de saúde à gestão da crise sanitária causada pela Covid-19 e a seu ceticismo sobre as vacinas. “Recentemente, Bolsonaro esteve na mira do suprema corte brasileira que ordenou uma investigação sobre comentários falsos alegando ligação entre a vacina contra a Covid e a Aids”, escreveu a “Time”. A publicação ressaltou que o político deve concorrer à reeleição nas Eliçoes 2022, mas que vem enfrentando uma “crescente rejeição” por conta do direcionamento dado a sua política econômica.
A Lei da Fila, que estabelece o tempo para atendimento de clientes em estabelecimentos bancários e comerciais, não é cumprida e nem fiscalizada em Vitória da Conquista. Ao meio dia desta terça-feira (7) clientes que aguardavam o o numa Instituição Privada gritaram em busca de atenção. Uma mulher grávida sofre um mal súbito e caiu no chão quando foi socorrida por funcionários do banco. A fiscalização fica a cargo do PROCON [Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor].
Nas vésperas em que se completam 28 anos de criação do marco da assistência social do Brasil, a Lei Orgânica de Assistência Social (LOASs), a Prefeitura de Vitória da Conquista e Faculdades Santo Agostinho (FASA) celebraram na noite de segunda-feira (6) a do convênio de cooperação técnica, científica e cultural entre as instituições que vai possibilitar o estágio curricular obrigatório para estudantes da instituição, propiciando aos alunos e futuros profissionais uma experiência direta nos órgãos de assistência social. No auditório da FASA estiveram reunidos representantes das duas instituições signatárias, gestores do Conselho Municipal de Assistência Social, da Polícia Civil, da Defensoria Pública do Estado da Bahia, que discursaram sobre o pioneirismo da parceria no estado onde está sendo criado o primeiro estágio em direito no campo da assistência social.
Para a coordenadora pedagógica da FASA, Isabela Arruda, a parceria repercute não apenas na formação do estudante, mas em uma forma de serviço para a sociedade. “A expectativa é a de aproximar nossos estudantes às questões relacionadas ao social, pois, acreditamos que ninguém se forma apenas para si. Esperamos também que possamos despertar a atenção do aluno a pensar no outro e em outras realidades”, declarou a coordenadora. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias Alencar Lima, salientou que o convênio é um fato histórico que marcará uma nova fase para a gestão do Sistema Único de Assistência Social em Vitória da Conquista.
“O dia de hoje representa o compromisso da Prefeitura e da FASA em conectar, cada vez mais, a teoria à prática, de modo a melhorar os indicadores sociais e garantir à população conquistense o pleno o aos seus direitos. Estamos empenhados em fazer uma gestão pública com qualidade, com soluções sustentáveis e inovadoras”, complementou Michael. Em um primeiro momento serão ofertadas vagas de estágio aos estudantes do curso de direito regularmente matriculados e com frequência efetiva, que poderão estagiar na SEMDES e também nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social, os Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Posteriormente, serão também contempladas todas as políticas transversais que integram a estrutura de gestão da SEMDES.
Ainda na Lagoa das Flores o BLOG DO ANDERSON esteve conversando com Elinete Rosa da Silva, de 54 anos, que contou o cotidiano da Rua da Flora que apresenta crateras com mais e um metro de profundidade.
A erosão ressurge em dias chuvosos, como os que tem acontecido em Vitória da Conquista. De acordo com Neta, como é conhecida, o ex-prefeito Herzem Gusmão Pereira esteve no local, mas na época afirmou da inviabilidade de resolver os problemas por falta de recursos em torno de R$ 3 milhões.
Em busca de votos muitos políticos lançaram as famosas promessas nas Eleições 2020. A demanda agora está com a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, mas também sem solução pelo menos até essa quarta-feira (8).
Pacientes que tem recorrido em busca de atendimento na Unidade de Saúde da Família Professor Nelson Barros, que fica ao lado do Hospital Municipal Esaú Matos, no bairro Patagônia, Zona Oeste de Vitória da Conquista, estão retornando sem os procedimentos. Esse problema, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, acontece por conta da falta de material de limpeza. “A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que houve um pequeno atraso na distribuição de um material de higienização para a Unidade do Nestor Guimarães, causando a interrupção temporária do atendimento. Mas, o problema já resolvido e a equipe de saúde da unidade fez a remarcação dos agendamentos de todos os pacientes que seriam atendidos”, diz em nota ao BLOG DO ANDERSON na terça-feira (7). O dilema agora fica para os munícipes que terão que esperar receber atenção.
As chuvas que caem há um mês trazem muitos transtornos em Vitória da Conquista. Um está na Lagoa das Flores onde diversas vias estão alagadas. No final da tarde desta terça-feira (7) o BLOG DO ANDERSON foi conferir um dos motivos que provocou protestos com o fechamento da Rodovia Santos Dumont [BR 116]. Muitos comércios e residências estão ilhados. Sem recursos, o Município de Vitória da Conquista ainda não tem previsão em mudar esse cenário.
Muitas são as queixas que chegam diariamente ao BLOG DO ANDERSON pela demora no Transporte Coletivo Urbano, no entanto os ônibus seguem suas rotas em Vitória da Conquista. No final da tarde desta terça-feira (7) o BLOG DO ANDERSON pode registrar o perigo enfrentado para a agem pelo alagamento da Lagoa das Flores pelos coletivos, carros de eio e motocicletas. O cenário é em decorrência das chuvas que caem na Joia do Sertão Baiano há um mês.
Servidores e pacientes do Hospital Municipal Esaú Matos estão sendo alvo de assaltantes. As ações dos meliantes que se repetem há dois meses acontecem na frente e nos arredores do prédio que fica na Avenida Macaúbas, bairro Patagônia, Zona Oeste de Vitória da Conquista. Procurado pelo BLOG DO ANDERSON nesta terça-feira (7), o diretor da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, responsável pela gestão do Hospital Municipal Esaú Matos, Diogo Gomes de Azevêdo Feitosa, informou que teria acionado as Autoridades Policiais. Até o momento nenhum suspeito pelos crimes foi preso.
A Secretaria Municipal de Saúde se manifestou sobre a situação vivenciada por Valmirian Novais, de 26 anos, que após quase dois anos de espera no dia do atendimento teve o seu exame cancelado por falta de insumos na Unidade de Saúde da Família Professor Nelson Barros, na manhã desta terça-feira (7). “Bom dia Blog do Anderson. Me chamo Valmirian sou moradora do Kadija [Loteamento do bairro Patagônia]. Estava com exame de preventivo marcado para hoje. Quando cheguei na unidade, me foi dito que não tinha material para fazer o procedimento. Isso é um descaso, uma humilhação. Sem contar que eu estou tentando marcar esse exame antes da Pandemia. Onde estão nossos direitos a saúde?”, questionou a paciente. Em nota, “a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que houve um pequeno atraso na distribuição de um material de higienização para a Unidade do Nestor Guimarães, causando a interrupção temporária do atendimento. Mas, o problema já resolvido e a equipe de saúde da unidade fez a remarcação dos agendamentos de todos os pacientes que seriam atendidos”.
Com muito pesar o BLOG DO ANDERSON informa o amento de Cleidiane Nogueira Freire, aos 33 anos. Ela foi vítima de atentado em São Paulo. Natural de Caetanos, no Centro Sul Baiano, Cleidiane deixa três filhos. Até essa quarta-feira (8) as investigações seguiam em curso. Aos amigos e familiares, nossos sinceros sentimentos.
Segue no Hospital Geral de Vitória da Conquista o homem vítima de atentado na Zona Oeste. Dadá foi baleado e fugiu até ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Na reportagem da Rádio Clube de Conquista desta quarta-feira (8) traz as Últimas Notícias aqui no BLOG DO ANDERSON.
Uma colisão entre motociclistas na Avenida Maranhão, Zona Oeste de Vitória da Conquista, quase terminou em tragédia. Após colisão entre duas motocicletas, uma estava ocupada por um casal, o primeiro condutor surtou. De acordo com as informações divulgadas pelo Ricardo Gordo, como é conhecido o comunicador Ricardo Santos Costa, no programa UP Notícias, via Rádio UP, desta terça-feira (7), o homem sacou um canivete e começou a perseguir a outra moto. No meio da perseguição, ele invadiu uma casa e ameaçou a dona imóvel com o canivete. Populares que viram a ação precisar conter o indivíduo evitar uma tragédia. A 78ª Companhia Independente de Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência.