Ativistas sócias e políticos organizam o ato “Fora Temer” em diversas cidades brasileiras. Em Vitória da Conquista a concentração está marcada para o final da tarde desta quinta-feira (1), na Praça Nove de Novembro. As manifestações acontecem após o afastamento definitivo de Dilma Rousseff da Presidência da República. O peemedebista Michel Temer tomou posse e já cumpre agenda institucional na China.
Uma estudante é a mais nova vítima de assalto na movimentadíssima avenida Olívia Flores, na Zona Leste de Vitória da Conquista. O caso aconteceu por volta das 20 horas desta quarta-feira (31), nas proximidades da rotatória com a avenida Luís Eduardo Magalhães. Em relato ao BLOG DO ANDERSON, a mulher disse que seguia para o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães quando foi abordada por um casal armado. Os bandidos tomaram o celular da discente e fugiram a pé. Conforme o BLOG DO ANDERSON tem anunciado, todo o bairro Candeias tem sido atendido diuturnamente pela 77ª Companhia Independente de Polícia Militar, no entanto os meliantes têm se esquivado e agido com muita frequência. Aos prantos, a jovem recebeu apoio de frentistas do Posto Pantanal.
Duas vocalistas transexuais dão voz à banda As Bahias e a Cozinha Mineira, grupo paulista que traz em suas canções a defesa da diversidade. No Mosaico Baiano de sábado (27), a repórter Renata Menezes bateu um papo com as cantoras Assucena Assucena e Raquel Virgínia e com o músico Rafael Acerbi, para falar sobre o novo disco da banda, “Mulher”. Raquel conta que a banda mostra à sociedade que os transexuais também têm talentos. “Muitas pessoas acham que as mulheres trans necessariamente têm que estar nos espaços sexualizantes de prostituição e de exclusão. Nós também queremos dignidade, também temos condições de desenvolver linguagem, de trazer nossos talentos. Existem muitos trans talentosíssimos”, diz. A ideia de criar o grupo musical surgiu em 2011, quando o trio se conheceu na Faculdade de História da Universidade de São Paulo. “A gente começou uma amizade muito intensa, em relação a ideias políticas e ideias de música”, diz Rafael. As Bahias e a Cozinha Mineira foi lançada no ano seguinte, em 2012. O nome foi escolhido pelas origens do trio: Assucena é baiana, de Vitória da Conquista; Rafael é mineiro; e Raquel é paulistana, mas ou alguns anos em Salvador, cantando em trios de axé. Quando voltou para São Paulo, ganhou o mesmo apelido que Assucena: Bahia. Reveja a matéria completa.
Três horas após o Senado afastar definitivamente Dilma Rousseff do comando do Palácio do Planalto, o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), deu posse na tarde desta quarta-feira (31) a Michel Temer no cargo de novo presidente da República. Em Vitória da Conquista muita gente comemorou.
Candidatos e líderes partidários contrários ao prefeito Guilherme Menezes de Andrade, saíram às ruas. Eram por volta das 18h30 quando cerca de dez carros cruzaram a avenida Olívia Flores com muito barulho provocado elas buzinas e fogos de artifícios. O grupo conquistense em apoio a Dilma ainda não se pronunciou sobre a nova fase do Brasil.
Os ladrões têm atacado em plena luz do dia nos quatro cantos de Vitória da Conquista, o que requer muita atenção da população. No Caso de Polícia do Band Revista desta quarta-feira (31), o repórter Paulo Martins fez um balanço da movimentação dessas últimas 24 horas, quando foi registrado um homicídio no Jurema. O destaque fica para um bandido de moto que agiu na avenida Lauro de Freitas, onde uma mulher teve a sua bolsa levada enquanto ava pelo Terminal. Ouça os detalhes com Paulo Martins.
O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (31), por 61 votos favoráveis e 20 contrários, o impeachment de Dilma Rousseff. A presidente afastada foi condenada sob a acusação de ter cometido crimes de responsabilidade fiscal, as chamadas “pedaladas fiscais” no Plano Safra e os decretos que geraram gastos sem autorização do Congresso Nacional. Leia a reportagem do G1.
Uma colisão entre ônibus e van deixou três pessoas feridas em Vitória da Conquista. O acidente aconteceu no cruzamento entre a rua Acelino Pires de Andrade e Humberto Campos, nos fundos do Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), envolvendo um veículo da Cidade Verde Transportes.
O Sistema Municipal de Trânsito e guarnições da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar registraram a ocorrência. As vítimas foram conduzidas ao Hospital Geral de Vitória da Conquista pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
É com pesar que o BLOG DO ANDERSON informa o falecimento do líder comunitário Leivino Pereira Santos, de 76 anos. Tio de Kaka da Segurança, Leivino era morador do bairro Kadija, onde foi um dos fundadores da Horta Comunitária. O corpo foi velado na Capelinha do São Vicente e sepultado ao meio dia desta quarta-feira (31), no Cemitério Municipal do Kadija.
Um ladrão tem tirado o sossego de muita gente na região do Cemitério da Saudade, em Vitória da Conquista. Na noite dessa terça-feira (30) o meliante, que estava numa bicicleta, apontou um revólver para um homem que ava pela rua União Operária e deu voz de assalto. Além do celular, o bandido levou a carteira da vítima. O caso, que tem se repetido em avenidas, foi registrado no Distrito Integrado de Segurança Pública.
A manhã de quarta-feira (31) foi de muito fedor na avenida Crescêncio Silveira, uma das vias mais movimentadas de Vitória da Conquista. O mau cheiro ficou por conta dos dejetos que saiam da rede de esgoto em decorrência do rompimento após as últimas chuvas. Por volta do meio dia uma equipe da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) realizava a manutenção.
Depois de cinco dias de frio o sol reapareceu em Vitória da Conquista. Ao meio dia desta quarta-feira (31) a temperatura era de 20°C com sensação térmica de 18°C. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (TEC), os próximos oito dias terão variação de nebulosidade com períodos curtos de sol intercalados com períodos de nuvens. Veja as previsões.
Acontece logo mais às 18h30, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Vitória da Conquista, a Missa de Sétimo Dia em homenagens a Alberto Magalhães Correia. Personalidade querida, Béda, como era conhecido, veio a óbito aos 87 anos, em decorrência de problemas de saúde.
No fim da noite dessa segunda-feira (29) muita gente foi pega de surpresa pelo fato de o “casal vinte” da televisão (ou um dos casais vinte) ter anunciado sua separação. No entanto, o que ninguém ainda sabia é o porquê de os apresentadores globais terem anunciado tal separação agora, uma vez que, de acordo com o jornalista Daniel Castro, do UOL, Bonner não queria falar sobre o assunto no momento. Leia a reportagem na íntegra.
O Festival de Inverno Bahia ou, mas os encantos da musicalidade permanecem em Vitória da Conquista. Um dos mais importantes redutos da arte conquistense se encontra no Café Society, onde tem festa diariamente reunido personalidades locais e também de outras cidades do Brasil.
Na noite dessa terça-feira (30) quem comandou o palco foi Jeanna Lopes com um vasto reportório envolvendo clássicos da Música Popular Brasileira acompanhada do percussionista Otávio Henrique. Veja algumas fotos.
Um homem foi morto a tiros em via pública de Vitória da Conquista. O crime dessa vez voltou a acontecer no Jurema, durante a noite dessa terça-feira (31). No Plantão Policial do Jornal da Cidade, o repórter Léo Santos detalhou esse e outros fatos registrados nas delegacias nestas últimas 24 horas. Ouça tudo no player abaixo.
Um encontro ocasional reuniu amigos no Bar Cai 1, um dos espaços mais tradicionais de Vitória da Conquista, na noite desta terça-feira (30). Na ocasião foi celebrado o aniversário de Raul Menezes Mangabeira. O BLOG DO ANDERSON esteve lá e registrou esse momento especial.
Com mais de 230 mil eleitores, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Vitória da Conquista tem sete candidatos a prefeito nas Eleições 2016. A população local é formada por mais de 340 mil habitantes. Todos os indicados tiveram as candidaturas homologadas junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Os partidos que encabeçam as chapas registradas são: PSDB, PSOL, PC do B, PMDB, PSB, PDT e PT. Em ordem alfabética, com base nos nomes de campanha que foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conheça os candidatos a prefeito em Vitória da Conquista na reportagem do G1.
Arlindo Rebouças
Arlindo Santos Rebouças, 60 anos, concorre ao cargo de prefeito pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). O vice na chapa é Marcelo de Melo Silva, do Democratas (DEM). Eles integram a coligação “Mudança de Verdade”, que é formada por quatro partidos: DEM, PEN, PSDB e SD.
Enoque Matos
Enoque Alves de Matos, 42 anos, concorre ao cargo pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). O vice na chapa é Caio Coêlho de Oliveira, da Rede. Eles integram a coligação “Transparência e Participação Popular”, que é formada por dois partidos: Rede e PSOL.
Fabrício
Jean Fabrício Falcão, 40 anos, concorre pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B). O vice na chapa é Edigar Evangelista dos Anjos (Mão Branca), do Partido Verde (PV). Eles integram a coligação “Mudança com Responsabilidade”, que é formada por quatro partidos: PC do B, PV, PTN e PROS.
Herzem Gusmão
Herzem Gusmão Pereira, 68 anos, é candidato pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). O vice na chapa é Irma Lemos dos Santos Andrade, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Eles integram a coligação “Uma Conquista Melhor”, que é formada por sete partidos: PMDB, PTB, PRB, PSC, PMB, PPL e PPS.
Joás Meira
Joás Meira Cardoso, 57 anos, é candidato pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). O vice na chapa é Gildelson Felício de Jesus, também do PSB. Não houve formação de coligação para a disputa eleitoral.
Roberto Dias
Roberto Dias da Silva, 51 anos, é candidato pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). A vice na chapa é Fabiane Santos Santana, também do PDT. Eles integram a chapa “Coragem e Independência”, que é formado por cinco partidos: PDT, PRTB, PHS, PTC e PT do B.
Zé Raimundo
José Raimundo Fontes, 66 anos, é candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A vice na chapa é Sidélia Reis Porto, do Partido Social Democrático (PSD). Eles integram a coligação “Conquista quer Mais”, que é formada por cinco partidos: PT, PSD, PP, PSL e PR.