Depois de ar por uma videolaparoscopiacirurgia, o cantor Márcio Victor, líder da banda Psirico, recebeu alta no final da manhã e saiu do hospital direto para o Circuito Osmar (Campo Grande) para comandar, juntamente com o cantor Léo Santana, o bloco Inter na tarde deste domingo (15). Com quadro de saúde estável, o cantor saiu do Hospital Aliança, onde estava internado, em uma cadeira de rodas e falou com a imprensa. Em seguida, seguiu para o Campo Grande. Segundo a assessoria, o cantor ou a madrugada e parte da manhã em recuperação no quarto do hospital e foi liberado pelos médicos para se apresentar. Entenda o caso.
Após intervenção do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado da Bahia (CREA-BA), o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (CCCJL) segue fechado há mais de um ano e ainda não tem data para a sua reabertura. Para o ex-diretor, Paulo Mascena, a reativação só acontecerá mediante força política. Em Salvador, neste domingo (15), o Blog do Anderson conversou com o professor Jorge Portugal, titular da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), quando afirmou que as obras de readaptação exigidas pelos órgãos interventores estão em estágio avançado. “O prefeito Guilherme Menezes esteve comigo na primeira semana que eu assumi e só está precisando terminar, se não me engando, a instalação anti-incêndio, mas todos os itens de que precisávamos já estão sendo cumpridos”, disse Portugal. Ainda de acordo com o secretario, a sua gestão estará redinamizando todos os centros com programação de grandes produções. “E vamos, sobretudo, esse negócio de dizer: vou levar cultura pro interior da Bahia. Vamos pensar no caso de Conquista? Vamos. Levar cultura pra Conquista? Quer dizer, Conquista nos deu Elomar, Xangai, Glauber Rocha, então a gente tem mais é de ir lá e pedir a Conquista que nos dê mais cultura ainda”, complementa. Sobre a mudança da atual direção, Jorge Portugal disse que o assunto estará sendo tratado em conjunto com a Secretaria de Relações Institucionais.
Aprovadas na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), incrementos que trarão mais dinamismo na Polícia Militar no Sudoeste Baiano, com a criação do Comando de Policiamento Regional do Sudoeste da Bahia além de duas novas Companhias Independentes (Rural e Motociclista). Em entrevista ao Blog do Anderson neste domingo (15), o coronel PM Anselmo Alves Brandão, comandante geral da Polícia Militar da Bahia, que falou sobre novas ações para Vitória da Conquista anunciando a implantação de Bases Comunitárias Móveis. Na sonora que reproduzimos na íntegra a seguir, o coronel Anselmo Alves Brandão faz a sua saudação à tropa conquistense prometendo fazer a sua primeira visita logo após o Carnaval.
A 4ª Circunferência Regional de Trânsito (CIRETRAN), com sede em Vitória da Conquista, permanece sob o comando de por Eunice Ramos da Silva, desde novembro do ano ado. Em Salvador, neste domingo (15), o Blog do Anderson conversou com Luís Maurício Bacellar Batista, diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Bahia (DETRAN-BA). “Nós vamos esperar o mês de março para tomar as decisões de todas as CIRETRAN´s do interior e Vitória da Conquista encontra-se nesta situação, inclusive lá hoje está respondendo uma funcionária efetiva do órgão que nós designando aguardando as nomeações do mês de março”, afirmou Maurício Bacellar. Ainda de acordo com o diretor, todas as unidades das intuições am por estudos para posteriormente serem apresentados ao governador Rui Costa. “Vamos implementar todas as 38 CIRETRAN´s do interior”, completou.
Duas mulheres, militantes do movimento feminista e servidoras da Secretaria Nacional de Política para as Mulheres (SPM-PR), morreram em um grave acidente envolvendo dois carros neste sábado (14) de carnaval. Os veículos bateram de frente, próximo a Tabocas do Brejo Velho, no oeste Baiano, e pegaram fogo. A tragédia comoveu toda a militância do setor, membros do governo, direção estadual do PT e o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) emitiu nota de pesar aos familiares das vítimas. “Foram quatro mortes ao total e aconteceu quando dois carros se chocaram. Não temos mais informações, estamos todos abalados com o fato. Rosângela Rigo e Lurdinha Rodrigues, que estavam em um dos veículos, foram fundamentais na implementação de ações para a secretaria estadual de políticas para as mulheres aqui na Bahia, além de serem importantes militantes do PT”, aponta Assunção.
De acordo com Valmir, uma das ações que teve a participação direta das servidoras foi o projeto da Casa da Mulher Brasileira. “Lurdinha foi, antes da sua ida para a SPM-PR, a articuladora nacional da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL) e tinha vasta militância na área. Essa tragédia nos deixa muito tristes, foi um golpe duro, muito duro”, completa Valmir. De acordo com informações, as polícias Civil e Militar participaram das operações de resgate dos corpos e controlaram o trânsito na rodovia do acidente. “A tragédia envolveu uma Hilux e um Sandero. Todos os ocupantes do Sandero morreram. Na Hilux estavam um homem e uma mulher. O homem teve ferimentos leves e a mulher quebrou as pernas. Ambos conseguiram sair antes do carro virar uma bola de fogo”, aponta relato em site do Oeste.
Em entrevista coletiva realizada na manhã deste domingo (15), no Hotel Sheraton, no Campo Grande, o governador Rui Costa fez um balanço parcial dos três primeiros dias oficiais do Carnaval de Salvador e destacou a tranquilidade, com a redução dos índices de violência, e o grande público registrado nos circuitos da folia. “Registro a satisfação e alegria com tanta gente da Bahia e de fora do estado nas ruas. Tanto os que nos visitam, quanto a população baiana reconhecem o empenho, principalmente na segurança da festa”.
Rui afirmou ainda que vai trabalhar para ampliar a diversidade e qualidade da festa nos próximos anos. “Nosso compromisso é sentar logo depois do Carnaval para fazer um debate com artistas, com a própria Prefeitura de Salvador e demais envolvidos na realização do evento para ter uma festa ainda melhor em 2016, incluindo repensar e incentivar ainda mais os carnavais do interior do estado. Quem faz o Carnaval são os artistas e, abrindo esse diálogo, faremos as alterações ouvindo os principais atores da festa”.
Também participam da coletiva os secretários estaduais de Segurança Pública, Mauricio Barbosa; de Cultura, Jorge Portugal; de Turismo, Nelson Pelegrino; e de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana.
Recordo-me daquele dia. O sol esbanjava calor. As pessoas saiam até as janelas das suas casas. Os eios estavam cheios de curiosos. Todos dirigiam os olhares para o caminhão azul estacionado no meio da rua. Estávamos mudando para Vitória da Conquista. Assustado e sem muita certeza do que estava ocorrendo, só então, quando c na carroceria do caminhão é que descobri é que descobrir que estava saindo de Aracatu. Leia na íntegra mais um artigo do professor Jorge Maia.