Em contato telefônico com o Blog do Anderson na noite desta sexta-feira (6), o deputado estadual Nelson Leal (PSL), principal nome do Partido Social Liberal na Bahia, disse que em Vitória da Conquista a legenda permanecerá sob a batuta de Márcio Higino Melo, “personalidade de muito prestígio na Executiva Estadual”. “Logo após o Carnaval deverei está ando por Conquista para que possamos dar início à formatação rumo às eleições de 2016”, afirmou o parlamentar. Apesar de o PSL ter marchado com o grupo de oposição no pleito do ano ado, Nelson Leal disse que permanece com Rui, posição em que sempre esteve.
Com o aval da Executiva Estadual, o Partido Social Liberal (PSL) permanecerá na base aliada ao prefeito Guilherme Menezes de Andrade e sob a coordenação no Sudoeste Baiano de Márcio Higino Melo, que é chefe do Gabinete Civil da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Em recente entrevista ao Blog do Anderson, Márcio Higino revelou que a legenda se organiza para as próximas eleições municipais quando deverá lançar pelo menos 30 nomes ao Legislativo Conquistense e com possibilidade de integrar a chapa majoritária.
Doze pessoas morreram e três ficaram feridas durante uma troca de tiros entre bandidos e policiais da Rondesp (Rondas Especiais), na madrugada desta sexta-feira (6), na estrada das Barreiras, no bairro do Cabula, em Salvador. Os feridos foram socorridos ao Hospital Geral Roberto Santos. As vítimas estão internadas em estado grave. A polícia informou que o tiroteio começou quando cruzou com cerca de 30 homens, que se preparavam para explodir caixas eletrônicos, na localidade conhecida como Vila Moisés. Em nota, a PM disse que os policiais reagiram após serem recebidos a tiros pelos bandidos e verem que o sargento havia sido baleado de raspão na cabeça. O sargento da PM foi socorrido, medicado e liberado. Com os criminosos foram encontradas 16 armas, muitas de calibre com carregadores alongados, e farta quantidade de droga. A polícia ressaltou que as ações estão sendo intensificadas no local com o objetivo de garantir à população a tranquilidade e a manutenção da rotina no bairro. Ações no combate ao cometimento de crimes de arrombamentos de caixas eletrônicos continuarão a ser desencadeadas em todo o Estado com o apoio do serviço de inteligência e a necessária presença ostensiva. Informações do R7.
Um casal sobre uma motocicleta tem provocado terror em diversos pontos de Vitória da Conquista. De acordo com testemunhas, uma ladra armada é a comandante da ação que tem atingido muitas pessoas. No Caso de Polícia desta sexta-feira (6), a repórter Fabiana Lacerda destaca este e outros fatos registrados nas delegacias de Vitória da Conquista nas últimas 24 horas. Ouça a reportagem a seguir.
“Fiquei nervoso e tive um piripaco, mas estou bem em casa”, disse Edjaime Rosa de Carvalho (PSDB) ao Blog do Anderson após um mal súbito no Plenário Vereadora Carmem Lúcia, na manhã desta sexta-feira (6). Segundo Bibia, como é conhecido o tucano, ele teria ficado nervoso depois de sua fala, quando destacou as mazelas do Hospital Geral de Vitória da Conquista. No púlpito ele disse que perdeu a conta do número de pessoas que estavam internadas no corredor do hospital em macas, cadeiras de rodas e no chão durante uma visita no último dia 25 de janeiro. Para ele, a experiência foi vergonhosa. “Vergonha pra nossa cidade. Eu como político fico envergonhado de ser político e não poder resolver a situação do Hospital de Base. Aquilo é desumano”, disparou o edil de 62 anos instantes antes do “piripaco”.
O final de semana será de festa com mais de quarenta eventos nos quatro cantos de Vitória da Conquista. O Blog do Anderson apresenta aqui toda a programação cultural que vai de som de barzinho aos cartazes do Moviecom no Shopping Conquista Sul. Ouça a seguir o quadro da repórter Sheila Limano Band Revista desta sexta-feira (6) e programe-se com antecedência.
Em audiência na manhã desta sexta-feira (6), o secretário municipal de Meio Ambiente, , Carlos Alberto Souza Teles, recebeu uma pauta de reivindicações do presidente do Movimento Contra a Morte Prematura, André Paulo Barros Cairo, contendo 32 itens. “Vejo importância no trabalho do MCMP, alguns itens serão possíveis projetar para execução, pontuarei, marcando nova reunião com secretários interligados em itens específicos”, informou Teles. A reunião teve participação de Vera Soeiro, representando Comissão de Moradores da Praça do CEASA, Candeias e BNH. Arborização e retirada do mato em diversas vias da Capital do Sudoeste Baiano são algumas das reivindicações apresentadas pelo ativista. Confira o documento na íntegra.
O radialista Herzem Gusmão Pereira ainda aguarda uma decisão da Justiça Eleitoral para que possa ser empossado a uma das cadeiras na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Na visão de Herzem ele poderá assumir a vaga atualmente ocupada pelo petista Marcelino Galo. “Hoje estou como primeiro suplente, todavia recorremos ao TSE [Tribunal Superior Eleitoral], pois com a concessão da liminar, os mais de 40 mil votos me garantiriam como parlamentar, todavia, o TRE [Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia] retirou quase 24 mil votos de nossa colocação e validou 10 mil votos que favoreceram o Marcelino Galo [PT], mas vamos esperar a justiça decidir e esperamos assumir o mandato de deputado em breve”,declarou Herzem à TV Assembleia. Sobre o assunto o Blog do Anderson conversou com Galo no dia 1ª de fevereiro, mas ele não ficou nada satisfeito com a indagação. “Não, não tem nada disso, você é que está dizendo assim. É bom esclarecer essa situação: o que foi julgado do Herzem Gusmão é que ele tinha processo de crime eleitoral e eu não tinha processo nenhum, era uma posição da coligação em relação à votação. Então ele não tem nada a ver, ele estava legitimante se contrapondo a uma acusação de crime eleitoral do qual os processos que ele tem o tornaram inelegível”, disse Marcelino que complementou afirmando que não ficou e nem está preocupado com a sua possível saída da Assembleia para ceder vaga ao primeiro suplente com domicílio eleitoral em Vitória da Conquista. “Isso é um processo de justiça. Eu não tinha nenhum processo na justiça, não era um processo contra o deputado Mercelino Galo e existiam vários processos de outros deputados”, completou.
Um coquetel seguido do show de Chirlei Dutra, foi lançado na noite desta quinta-feira (5) a da 49ª edição da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Vitória da Conquista, promovida pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (COOPMAC). Diversas personalidades do meio social, político e empresarial marcaram presença neste primeiro evento dirigido por Jaymilton Gusmão Cunha Filho. Para o prefeito Guilherme Menezes, a Exposição Conquista é um grande acontecimento na agenda de eventos de Vitória da Conquista.
“O evento vem crescendo a cada ano e com muita qualidade, engradecendo o município e a economia. Este ano, construindo uma história paralela: na presidência, Jaimilton Gusmão Filho, herdeiro do primeiro presidente da Coopmac. Sem dúvidas, vai ser uma excelente exposição”, afirmou o gestor.
“Este ano, contaremos com grandes novidades, além das ações tradicionais. Acreditamos que vai agradar a todos esse novo formato”, considerou o presidente da COOPMAC, Jaimilton Gusmão Filho. A Exposição Conquista 2015 acontece entre os dias 20 e 29 de março e conta, pelo décimo terceiro ano, com a Feira COOPMAC/SEBRAE. Confira algumas imagens registradas pelo Blog do Anderson.
Após um mal súbito no Plenário Vereadora Carmem Lúcia, durante a sessão na manhã desta sexta-feira (6), o vereador Edjaime Rosa de Carvalho (PSDB), de 62 anos, foi levado às pressas ao Hospital Geral de Vitória da Conquista após resgate pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, informou o presidente da Casa, Gilzete da Silva Moreira (PSB). Há dois anos, Bibia, como é conhecido o tucano, chegou a se afastar das atividades parlamenteares por quatro meses, em decorrência a problemas de saúde, cuja vaga foi assumida por Jaldo Mendes Musse (PRP). O HGVC ainda não divulgou nenhum boletim.
Ainda não foram divulgadas as situações contábeis da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, responsável pela istração do Hospital Municipal Esaú Matos, mas se o que tem sido noticiado for realidade a coisa está feia e poderá se agravar mais ainda se não houve uma intervenção. Nesta semana o Diretor Técnico Operacional, o médico Ari Pires da Silva, deixou o Esaú Matos e o Diretor Geral, o padre Edilberto Araújo Amorim, nomeou contadora Enilma Chames Santana como responsável por todos os atos contábeis da Fundação, regulados pelas Normas Brasileiras de Contabilidade. Preocupado com o imbróglio que envolve uma das instituições de saúde pública mais importantes da Bahia, o vereador Arlindo Santos Rebouças (PROS), líder da Oposição no Legislativo Conquistense, busca um espaço na agenda da secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane Araújo, para discutir o assunto. Segundo ele os fatos são reais. “Recebo ligações de servidores e pacientes há muito tempo. Lá falta comida, funcionários e pacientes são maltratados, além ainda de algumas denuncias seríssimas envolvendo pacientes”, afirmou Rebouças ao Blog do Anderson, na manhã desta sexta-feira (6). O parlamentar ainda não soube informar quando acontecerá o encontro com a gestora da Saúde na Capital do Sudoeste Baiano.
No Diário Oficial desta quinta-feira (5), o padre Edilberto Araújo Amorim, diretor geral da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, oficializou a destituição do cargo de Diretor Técnico Operacional do Hospital Municipal Esaú Matos, o médico Ari Pires da Silva, conforme o Blog do Anderson noticiou. Na mesma edição do DO, o diretor resolveu nomear a contadora Enilma Chames Santana como responsável por todos os atos contábeis da Fundação, regulados pelas Normas Brasileiras de Contabilidade.
Dos cerca de 650 mil orelhões operados pela Oi no Distrito Federal, e em todos os estados do país, com exceção de São Paulo, 90% deles terão que estar funcionando plenamente até 31 de março deste ano. E, onde o único serviço de telecomunicações for o telefone público, a exigência sobe para 95%. A decisão foi tomada pelo superintendente de Controle de Obrigações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Roberto Pinto Martins, que baixou medida cautelar publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União. Leia a matéria da Agência Brasil.
Foi assinado na tarde desta quinta-feira (5) o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pelo prefeito Guilherme Menezes de Andrade e pelo presidente da Associação dos Comerciantes Atacadistas do Quinto Galpão CEASA (ACATACE ), Eduardo Rocha. A evidencia a compreensão dos comerciantes sobre a necessidade de assumirem o custo do espaço e se deu como ato seguinte a reunião ocorrida no dia 30 de janeiro, na qual foi firmado um novo valor das taxas, que possibilitará à associação custear o atual espaço onde comercializam seus produtos. Ou seja, o documento sela as regras do acordo estabelecido para que os permissionários continuetual espaço, localizado na Avenida Juracy Magalhães. O valor firmado na negociação, por metro quadrado, refere-se às taxas de permissão do solo e a entram no ada de caminhões. “Este é o início de um novo momento”, disse o prefeito Guilherme Menezes após o TAC. Segundo o gestor, a discussão democrática é sempre o melhor caminho para se chegar a soluções satisfatórias, como foi o caso em questão. “Vamos continuar nesta demanda pela construção do novo espaço, que será definitivo por muito tempo, mesmo tendo em vista esse crescimento rápido de Vitória da Conquista”, disse. “Nós também ficamos muito felizes com esse acordo”, disse o presidente do Acatace, Eduardo Rocha. “Hoje está sendo resolvida uma parte. O grande objetivo é a construção do novo Ceasa”, complementou. O equipamento será construído em um terreno de 70 mil m², no Loteamento Boa Esperança, numa parceria entre a Prefeitura e os atacadistas, com a contrapartida.
Em sessão tensa, com direito a troca de dedo em riste e berros no plenário, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) protestou nesta quarta-feira (4) contra a decisão da base da presidente Dilma Rousseff, liderada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de não respeitar a proporcionalidade dos partidos na composição da Mesa Diretora, inteiramente entregue aos aliados. A manobra de Renan, em costura com o PT, tratou de excluir dos postos o PSDB e o PSB, que fizeram oposição a sua reeleição, e de vingar no Senado a derrota petista na Câmara dos Deputados, agora presidida por um peemedebista menos dócil ao governo, Eduardo Cunha. [Eleito com 49 votos e citado no escândalo de corrupção da Petrobras, Renan tampouco quis dar chance ao azar na hora de distribuir os cargos. Caso o pedido de cassação de seu mandato venha a ser feito à Comissão de Ética da Casa, ele precisará de 28 votos em sua defesa, entre 81 senadores, para escapar. Se 54 votarem pela cassação, ele perde e a gente comemora.] Depois da argumentação técnica de Aécio, começou o memorável bate-boca, para o qual Renan, como um militante da linha auxiliar petista incapaz de argumentar, precisou trazer a derrota eleitoral do tucano, que nada tinha a ver com o tema em debate. Segundo a Veja, talvez agora, pela primeira vez, a imprensa possa dizer, com uma razão ao menos literal, que Aécio “subiu o tom”. Assista.