Por causa das últimas chuvas parte do asfalto de um trecho do Anel Rodoviário de Vitória da Conquista foi interditado nos dois sentidos na altura do viaduto da avenida Olívia Flores, desde a última quinta-feira (18).
Os motoristas que am pelo local podem usar dois desvios, sendo o anel de contorno da Urbis VI e Distrito Industrial dos Imborés. Segundo a ViaBahia, empresa que istra a BR-116, engenheiros fazem estudos do problema. Ainda não há previsão de liberação da pista.
Cinco mil cestas básicas foram distribuídas a famílias carentes de Vitória da Conquista, na manhã deste domingo (21). A ação faz parte do “Natal sem fome” realizada pelas Lojas Maçônicas da Capital do Sudoeste Baiano. Através de doações, os maçons receberam 75 toneladas de alimentos em três meses da campanha.
O domingo (21) é de muito fedor nas ruas de Vitória da Conquista. Em ronda, a Reportagem do Blog do Anderson encontrou pelo menos dez rompimentos de tubulações da rede de esgoto sanitário. Na Rua Ascendino Melo, onde o problema se repete com frequência, operário a serviço da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) realizam manutenção para retirar dejetos e mau cheiro nesta região da Capital do Sudoeste Baiano.
Cantador, violeiro e compositor mineiro, Pereira da Viola é um dos artistas convidados deste domingo (21), terceira noite do Natal da Cidade. A programação, promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, conta ainda com o show de um dos maiores compositores da Música Popular Brasileira (MPB), João Bosco, que em mais uma edição do evento encantará o público que comparecer ao Centro Glauber Rocha: Educação e Cultura. Também se apresentam na noite deste domingo, o cantor regional, Alisson Menezes, que apresenta seu mais novo trabalho, o CD “Nós”, uma proposta de recital que, como ele mesmo define, é “um caleidoscópio rítmico, e o grupo soteropolitano Mandaia. As apresentações começam a partir das 19h, sendo que os portões são abertos uma hora antes, às 18h. Quanto aos shows na Praça 9 de Novembro, neste domingo, eles começam mais cedo, às 11h. Quem anima o comércio são as bandas Bonde do Rebento e Antenada.
Os artistas regionais tem espaço garantido no palco principal do Natal da Cidade, que chega a sua 18ª edição. Realizado no Centro Glauber Rocha: Educação e Cultura pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, a festa recebeu, de acordo com a organização, cerca de 25 mil pessoas na noite deste sábado (20).
Rosa Aurich e Caim mostrara o valor da musicalidade conquistense. Marcos Valle, um dos papas da bossa nova, relembrou canções como a Viola Enluarada, Samba de Verão e outros clássicos da Música Popular Brasileira.
Assim que as portas do Centro Glauber Rocha: Educação e Cultura se abriram, no início da noite deste sábado (20), vários jovens foram chegando ao espaço aos poucos, de forma sutil, com um objetivo muito bem definido: reunir-se para, logo mais, ocupar a área de eventos do espaço e explodir em euforia, assim que Fernando Anitelli e sua trupe subissem ao palco do Natal da Cidade para um dos mais aguardados espetáculos da 18ª edição do evento. Foi o que ocorreu, inevitavelmente, mais uma vez.
Criado em 2003 na cidade de Osasco, São Paulo, ‘O Teatro Mágico’ é um projeto que reúne elementos do circo, do teatro, da poesia, da música, da literatura, da política e do cancioneiro popular tornando possível a junção de diferentes segmentos artísticos numa mesma apresentação. Possui cinco álbuns de estúdio: Entrada para Raros, O Segundo Ato, A Sociedade do Espetáculo, Recombinando Atos e, lançado em 2014, Grãos do Corpo. Além do DVD em Comemoração pelos 10 anos da banda. Confira detalhes e fotos do evento no portal da Prefeitura de Vitória da Conquista que promove o Natal da Cidada há exatamente dezoito anos.
A Associação Atlética do Banco do Brasil conta com mais uma novidade em Vitória da Conquista. Acaba de entrar em atuação a nova gestão do bar e restaurante. Desde a última quarta-feira (17) as atividades estão sob a batuta de Fernando Andrade, com o cardápio e serviços do “Mandacaru”, um dos bares mais tradicionais da Capital do Sudoeste Baiano.
No plano local, no entanto, ele fala mesmo sobre a sua permanência ou não no governo municipal, assunto que vem sendo objeto de especulação. Ele conta na entrevista que veio para Vitória da Conquista por indicação do sanitarista David Capistrano Filho, ex-prefeito de Santos, para ficar apenas quatro meses com o objetivo de fazer um estudo tributário. Mas ao final o prefeito Guilherme Menezes pediu para ele continuar no governo, do qual se tornou Inspetor de Rendas. Aqui, ele conheceu a sua esposa teve filho e disse que pelo visto vai deixar os seus “os ossinhos enterrados aqui”. Ouça a íntegra da entrevista e saiba os motivos de tanto disse-me-disse sobre Edwaldo Alves.
A vereadora Irma Lemos dos Santos Andrade (PTB) abriu as portas de sua casa para diversas reuniões, mas às vésperas da votação de escolha da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vitória da Conquista o placar ficou em seu desfavor e ela sequer colocou o nome na disputa. Dos 21 eleitores, 14 votaram em Gilzete da Silva Moreira (PSB) e o restante protestou votando no “não”. Ela esclareceu ao Blog do Anderson o ocorrido, na noite desta sexta-feira (19): “Não pra dizer: não concordamos com aquela Mesa”, afirmou a petebista. “Quarta-feira nós tínhamos 10 votos, quando foi a madrugada saíram quatro votos, porque no início Hermínio estava com a gente, Bibia, Jacaré e outros. Quando é ontem Jacaré disse que não votava e iria com Gilzete. Nessa madrugada outro também disse que iria com Gilzete”. Portanto a inesperada perda eleitoral obrigou Irma Lemos a retirar o seu nome do páreo.
O romancista inglês Charles Dickens disse certa vez que “o Natal é um tempo de benevolência, perdão, generosidade e alegria. A única época no calendário do ano, em que homens e mulheres parecem, de comum acordo, abrir livremente seus corações.” Foi com esse sentimento de caridade que os policiais da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar, sob o comando do major Selmo Luiz de Sales, realizaram o II Natal Solidário na manhã desta sexta-feira (19), no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Vitória da Conquista.
O evento ocorreu nas proximidades do Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida, movimentando as ruas com a presença de crianças e adolescentes que receberam muitos presentes: brinquedos que foram doados pela comunidade, pelos policiais e comerciantes da Zona Oeste da Capital do Sudoeste Baiano. Foi garantida muita diversão com a cama elástica, a piscina de bolinhas e a pintura facial, além disso, todos foram beneficiados com os serviços de manicure, maquiagem, limpeza de pele e oficina de biscuit.
Os policiais militares tiveram um dia memorável no auxílio às crianças durante as brincadeiras e na distribuição dos lanches e brinquedos. A atuação policial se baseou na filosofia de policiamento comunitário, sendo valorizada a amizade e reciprocidade de ações entre a polícia e a comunidade. Foi possível contar com o apoio do Serviço Social do Comércio (SESC), empresários e outros parceiros na realização das atividades, fomentando o desejo de reunir novos esforços no ano de 2015 para a concretização do III Natal Solidário. Confira as fotos a seguir.