Repúdio às declarações de Caíque Santos 2g6en

Nota de Repúdio às declarações do jornalista Caíque Santos

Os docentes da UESB foram surpreendidos, nos últimos dias, com manifestações gratuitas de agressão e desrespeito, por parte do jornalista Caíque Santos, que acusa a categoria de omissão, num “Ato Público Contra a Corrupção”, realizado nas ruas centrais de Vitória da Conquista, no dia 15 de novembro ado. Ao se investir da condição de organizador e liderança do referido “Ato”, o jornalista declarou publicamente, em diversos momentos, locais e redes sociais, que [os docentes da UESB] “ficam se masturbando na intelectualidade de seus artigos, mas não estão aqui nas ruas. Só protestam para aumentarem seus salários”. Segundo o jornalista, esses docentes “são alienados: estão nessa hora lá no Shopping Conquista Sul, enchendo a pança de batata frita, enquanto a gente está aqui debaixo do sol, falando isso, e o povo achando que a gente é otário”. Declarações grosseiras e vulgares como estas, já estavam sendo externadas em redes sociais, pelo jornalista, desde o dia anterior ao do “Ato”, revelando (pré)conceito e julgamento antecipado do comportamento dos docentes da UESB.

Um telefonema sobre a Fundação Esaú Matos 3g2r31

Por Edwaldo Alves Silva

Hoje, tive o prazer de receber um telefonema de Manoel, ativo e respeitado paroquiano da Igreja Rainha da Paz. Já participamos juntos de algumas lutas sociais e comunitárias, principalmente daquelas relacionadas à defesa dos Direitos Humanos e da Paz . Ele, é bem mais ativo porque milita no movimento social, eu, mais envolvido com questões de governo, tenho as limitações próprias da institucionalidade. Com o telefonema Manoel buscou acabar com o mal-entendido surgido com os discursos proferidos na 7º Caminhada Missionária pela Paz relativos ao Projeto de Lei encaminhado pela Prefeitura à Câmara Municipal, propondo a criação de uma Fundação Estatal Municipal para gerir a istração do Hospital Esaú Matos.

Pradoso: Madame Jamorri presente 614g2s

Foto: Blog do Anderson

Personificado de Madame Jamorri, o presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), André Cairo, chamou a atenção na Sessão Itinerante da Câmara Municipal que aconteceu no Distrito do Pradoso, Zona Rural de Vitória da Conquista. “Atenção vereadores: Privatização do Hospital Esaú Matos, votem direito representem o povo e não o prefeito”; “Prefeitura – Veja: Em Conquista, pior saúde e educação, e o Hospital Esaú Matos irá também para minha mansão?”, esses são os dizeres da placa conduzida pelo ativista.

(Anderson Oliveira – Direto do Pradoso)

Pradoso: Câmara realiza Sessão Itinerante 73510

Foto: Blog do Anderson

Escola Municipal José Rodrigues do Prado, no Distrito do Pradoso, Zona Rural de Vitória da Conquista lotou na noite dessa quarta-feira (16), onde aconteceu mais uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal. Lideres e pessoas da comunidade estiveram presentes e acompanharam os debates e cobraram de todos os vereadores melhorias para a localidade que fica a 12 quilômetros da sede do município.

(Anderson Oliveira – Direto do Pradoso)

Esaú Matos: Guilherme não decidiu aprovação 6x2z2f

Foto: Blog do Anderson

Ao contrário do que dizem os adversários e até alguns aliados, o expressivo apoio para aprovação do Projeto de Lei 26/2011 que autoriza a Prefeitura a criar a Fundação Estatal de Direito Privado denominada Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, na visão do vereador Alexandre Pereira (PT) isso não demonstra domínio do prefeito Guilherme Menezes (PT) sobre o Legislativo Municipal.  “Olha bem meu caro Anderson, eu não diria isso, com todo o respeito e apreço que merece o prefeito Guilherme Menezes, porque na verdade a matéria foi aprovada não pelo simples fato de ser oriunda do Poder Executivo, por iniciativa do prefeito. A matéria foi amplamente debatida na Casa, com duas sessões especiais, com reuniões das comissões, solicitações de informações ao Executivo Municipal, com diversas emendas que visam aprimorar mais ainda a matéria. Portanto eu não diria que a matéria foi aprovada em razão de predomínio, vamos dizer assim, do prefeito Guilherme sobre a Casa, porque isso seria desrespeitoso tanto para o prefeito como para o próprio Legislativo e aria a ideia de que a Câmara estaria então somente homologando aquilo que o Executivo encaminha. Isso de fato não traduz a realidade, até porque se fosse essa a disposição, regimentalmente já poderíamos ter votado isso no mês de julho, no mês de agosto e viemos votar apenas agora, após um processo de amadurecimento e garantia de todos os espaços democráticos para que o projeto fosse o melhor possível”, concluiu o Alexandre Pereira em entrevista ao Blog do Anderson na última sexta-feira (11).

Princípio de incêndio no Atacadão 2d657

Foto: Blog do Anderson

Um princípio de incêndio ocorrido no Atacadão de Vitória da Conquista, localizado na BR-116, sentido Sul, no final da tarde dessa quarta-feira (16), fez com que fosse acionado o Corpo de Bombeiros debela-lo. Mas não foi necessária a intervenção porque funcionários da própria empresa cuidaram da tarefa. O fogo controlado teve início no telhado e não assumiu grandes proporções.


VC Repórter 681a3h

O(A) internauta participou do Você Repórter no Blog do Anderson.
Participe do VC Repórter enviando suas sugestões por Whatsapp [(77) 8801-3263], E-mail, pelo site (clique aqui) e por nossos celulares: (77) 8801-3263.

PCdoB confiante na pré-candidatura de Fabrício p5t2y

Foto: Blog do Anderson

De agem por Vitória da Conquista com destino a Itapetinga, onde apresentam o plano de expansão da interiorização do gás natural para a região Sudoeste na noite dessa quarta-feira (16), os cardeais do PCdoB Baiano, se reuniram em um almoço no Restaurante Bistrô e falaram de muitos assuntos voltados à política, em especial das próximas eleições da sucessão municipal. “Conquista se encaixa nessa diretriz, que é de ter candidatura, levando em conta que em Conquista tem segundo turno e tem um nome com força, com muita expectativa, muito prestigio, por parte do eleitorado. Portanto esse o caminho que estamos percorrendo aqui em Vitória da Conquista como em cerca de cem municípios do Estado da Bahia” disse o deputado federal Daniel Almeida, presidente do PCdoB Baiano, se referindo ao deputado estadual Jean Fabrício, que é pré-candidato a prefeito pelo PCdoB em Vitória da Conquista. Participaram do almoço, além de Daniel Almeida e o deputado Fabrício, os secretários municipais de Vitória da Conquista, Miguel Felício (Serviços Públicos) e Marcos Andrade (Meio Ambiente), que também é presidente do PCdoB Conquistense, Davidson Magalhães, presidente da Bahiagás, Luiz Gavaza, dirigente estadual do PCdoB.

Desperdício de água em Conquista 1h1j44

Foto: Blog do Anderson

Enquanto a população da Zona Rural de Vitória da Conquista sofre com a falta d´água, nas ruas da cidade o desperdício tem chamado à atenção de muitas pessoas. Em contato com o Blog do Anderson na tarde dessa quarta-feira (16) no caminho para o Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo, um leitor disse estar indignado com a grande quantidade de água que jorrava de um hidrante na Avenida Bartolomeu de Gusmão. “Tanta água que dá para encher todos os carros pipas de Conquista”, disse um empresário da região quando nossa reportagem chegou ao local, se referindo aos trinta e cinco caminhões pipas que abastecem comunidades da Zona Rural Conquistense.


VC Repórter 681a3h

O(A) internauta participou do Você Repórter no Blog do Anderson.
Participe do VC Repórter enviando suas sugestões por Whatsapp [(77) 8801-3263], E-mail, pelo site (clique aqui) e por nossos celulares: (77) 8801-3263.

Direitos humanos devem integrar diretrizes da educação, decide comissão 2z62z

Foto: Reinaldo Ferrigno

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal aprovou nesta quarta-feira (16), por unanimidade, projeto de lei (PL 256/11) que inclui os direitos humanos entre as diretrizes a serem observadas pela educação básica (ensinos fundamental e médio). A proposta, do deputado Arnaldo Jordy (PPS-BA), altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB- Lei 9394/96). Ao apresentar parecer favorável à proposta na comissão, o relator, deputado Waldenor Pereira (PT-BA), afirmou que “a educação em direitos humanos deve ser de natureza permanente e deve orientar-se para uma mudança cultural”. “É esse o sentido maior da proposta que ora analisamos”, continuou o parlamentar. Para ele, “a educação em Direitos Humanos está, em sua essência, relacionada ao respeito à dignidade humana, à promoção e à vivência dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz”. Informações da Agência Câmara.

Itapetinga: Bahiagás apresenta plano de expansão 43r2p

A Bahiagás (Companhia de Gás da Bahia), concessionária estadual dos serviços de distribuição de gás natural canalizado, controlada pelo Governo do Estado, promove nesta quarta (16) a apresentação do plano de expansão da interiorização do gás natural para a região Sudoeste. Com uma palestra que será realizada no Espaço Maison Bella Vista Eventos, em Itapetinga, às 19h, o diretor-presidente da Companhia Davidson Magalhães apresentará as vantagens competitivas do gás natural, uma fonte de energia ecologicamente adequada, versátil e segura, capaz de fortalecer a economia regional. De acordo com o diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, o encontro visa trazer perspectivas do gás natural para toda a comunidade e principalmente para os empresários. “A apresentação é uma oportunidade para se conhecer melhor as vantagens proporcionadas pelo GN, e como sua presença pode alavancar setores fundamentais da economia da região, como o industrial, automotivo e comercial”.

Esaú Matos: Católicos sem posição oficial 1i844

Foto: Blog do Anderson

Em entrevista ao Blog do Anderson na última sexta-feira (11), o vereador Alexandre Pereira (PT), lamentou os comentários envolvendo a Igreja Católica, por alguns órgãos da imprensa, numa tentativa de criar conflito com a Câmara Municipal e em especial ao prefeito Guilherme Menezes, devido ao Projeto de Lei 26/2011 que autoriza a Prefeitura a criar a Fundação Estatal de Direito Privado denominada Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, que teve o parecer conjunto das Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final; e Saúde e Assistência Social, aprovado na última sexta-feira (11). “São seguimentos da Igreja Católica. Não há nenhuma deliberação da Arquidiocese de Vitória da Conquista contra a aprovação desse Projeto, apenas algumas lideranças católicas democraticamente têm expressado a sua opinião, mas a gente não pode dizer que é um sentimento dominante da Igreja Católica, isso eu digo com a maior tranquilidade. Mas em relação àqueles que são contra eu respeito como certamente eles respeitam a nossa posição de defender a aprovação da Fundação”, comentou.  O assunto ganhou destaque no último dia 5 de outubro, quando na 7ª Caminhada Missionária pela Paz, promovido pela Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, um trio elétrico estacionou na porta do Hospital Esaú Matos onde lideranças religiosas fizeram seus pronunciamentos contrários a Fundação.

Curtinhas dos Bastidores 5w6o19

Câmara no Pradoso

A Sessão da Câmara Municipal de Vitória da Conquista desta quarta-feira (16) será no Pradoso, distrito que fica a 14 quilômetros da sede do município. O Projeto de Lei 26/2011 que autoriza a Prefeitura a criar a Fundação Estatal de Direito Privado denominada Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, que teve o parecer conjunto das Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final; e Saúde e Assistência Social, aprovado na última sexta-feira (11) serão um dos assuntos que serão levados à mesa.

Tranquilidade na Rainha da Paz

Após um rebuliço entre lideranças a Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz já apaziguou as relações. Geovane Viana, que é pré-candidato a vereador pelo PT preferiu não seguir adiante com a disputa, mesmo não concordando com a parada do trio elétrico na porta do Hospital Esaú Matos. A Paz na Rainha da Paz foi colocada em primeiro lugar.

Edivaldo Ferreira quer Viviane na Câmara Municipal

Apesar da grande manifestação em prol do seu retorno à Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o advogado Edivaldo Ferreira, um dos cardeais do PMDB Conquistense, afirma que vai ficar mesmo é nos bastidores articulando o partido e apoiando a sua candidata preferida, que é Viviane Ferreira, sua esposa.

Manifestação Contra a Corrupção

A Manifestação Contra a Corrupção realizada em Vitória da Conquista nesta terça-feira (15), feriado nacional da Proclamação da República, levou dezenas de pessoas às ruas. O evento capitaneado pelo jornalista Caíque Santos chamou a atenção da população para cobrarem seus direitos, alertando o grande número de corruptos no Brasil. Novos eventos como este acontecerão dentro de alguns dias.

Arlindo desconcertado

Pelo visto o vereador Arlindo Rebouças (PMN) não ficou muito a vontade na Manifestação Contra a Corrupção realizada em Vitória da Conquista nesta terça-feira (15). A todo instante em pronunciamentos a classe política era a mais criticada. “Voto só serve para fazer rodizio de ladrão”, repetia Caíque Santos. Apesar de não se sentir atingido pela carapuça nota-se que o parlamentar estava meio desconcertado com as palavras dirigidas aos políticos.

Conquista entre as 100 melhores cidades do Brasil 6i5l5g

Foto: Blog do Anderson

As informações de uma Pesquisa do Governo Federal, apontou Vitória da Conquista como uma das cem cidades em maior desempenho sustentavél do Brasil. Em entrevista ao Blog do Anderson na última semana, o prefeito Guilherme Menezes (PT), ou sua mensagem para os 171 Anos de Vitória da Conquista destacando a honraria que estará recebendo das mãos da presidente Dilma Rousseff dentro de alguns dias. “Mensagem é de confiança. A cidade hoje é apontada como uma das cidades que mais se desenvolve em todo o País. Agora mesmo prefeitos de 100 cidades, inclusive o de Vitória da Conquista vão estar com a presidente da República recebendo uma honraria porque Vitória da Conquista está entre as 100 cidades, incluindo todas as capitais, que melhor apresenta indicadores que mais se desenvolve no Brasil”, disse Menezes.

Gildásio Silveira repudia Veja f415r

Foto: Blog do Anderson

A matéria da revista Veja que mostrou números negativos da Educação e Saúde de Vitória da Conquista ainda está dando o que falar. E na última sexta-feira (11), ao ser provocado pela Oposição, o vereador Gildásio Silveira (PT), Líder Governista na Câmara Municipal, saiu em defesa do projeto capitaneado pelo prefeito Guilherme Menezes e desqualificou a reportagem da Veja. Segundo Gildásio para falar bem na Veja tem que pagar.“A revista pediu agora R$ 200 mil para falar das coisas boas que Conquista tem” disse Gildásio se dirigindo ao vereador Arlindo Rebouças (PMN) que votou contra uma Moção de Aplauso ao prefeito Guilherme Menezes pelos 171 Anos de Vitória da Conquista.

Esaú Matos: Ademir renuncia voto 684834

Foto: Blog do Anderson

O vereador Ademir Abreu (PT), presidente da Comissão Parlamentar de Saúde e Assistência Social, experiente na gestão pública hospitalar, com agens pelo Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e Hospital Municipal Esaú Matos, foi uma das forças que tentaram barrar o Projeto de Lei 26/2011 que autoriza a Prefeitura a criar a Fundação Municipal de Direito Privado denominada Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, que teve o parecer conjunto das Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final; e Saúde e Assistência Social, aprovado na última sexta-feira (11). Em entrevista ao Blog do Anderson, doutor Ademir justificou a abstenção do seu voto.  “Eu anulei meu voto do parecer. Eu não fui nem a favor e nem contra, anulei meu voto. Pelo fato de eu ser do Partido dos Trabalhadores, meu mandato é do Partido dos Trabalhadores e a Executiva do Partido dos Trabalhadores achou que devia me abster do voto. Então para não entrar em conflito e obedecer a uma decisão do Partido, que é o partido que eu milito eu resolvi me abster dessa votação”, explicou. Quando indagado se a sua abstenção seria um voto contra o projeto, Ademir disse que não, e foi claro ao dizer que é contra o referido projeto. “Minha posição eu já deixei claro. Eu acho que o prefeito tem seus motivos para poder tentar melhorar o Esaú Matos, mas eu acho que, do meu ponto de vista, eu acho que valia a pena,  apesar de todas as dificuldades, tentar manter o Hospital sob ainda a istração direta da istração Pública Municipal” concluiu.