Liberdade de Expressão e Responsabilidade: “Negrinha” 213k3m

Fábio Sena 

Foi Monteiro Lobato quem deu esse título a um conto seu. No conto, ele narra – do modo mais cruel possível – os maus-tratos recebidos por uma garotinha negra das mãos de uma senhora lá no início do século retrasado.

Depois do episódio envolvendo outra menina negra em Vitória da Conquista, foi deste conto que me lembrei imediatamente. O fato é que – muito resumidamente falando – uma garotinha de cerca de 5 anos desapareceu no início deste ano. A ocorrência virou manchete na locução de um radialista. Dentre os diversos comentários dele relativos ao tema – o sumiço da garotinha –, um ganhou relevo (sublinhado e em negrito): “Uma criança negra! Raptar uma criança negra, pra quê?!”.

Iniciadas obras de pavimentação do bairro Ibirapuera 5v25o

Obra está sendo realizada com recursos municipais e integra um amplo projeto de urbanização de bairros (Foto: Emanuel Nem Moraes)

Foram iniciadas nesta semana, obras de asfaltamento em ruas dos loteamentos Pombal e Nenzinha Santos, no bairro Ibirapuera, Zona Oeste/Norte de Vitória da Conquista, com orçamento superior a R$ 2 milhões. Além do asfalto, a Prefeitura realizará, com recursos próprios, serviços de drenagem geral, sinalização viária e de logradouros e melhorias na iluminação pública.  De acordo o prefeito Guilherme Menezes a obra integra um projeto de urbanização de bairros. Melhorias semelhantes às que serão implantadas no Ibirapuera já foram realizadas no Santa Cecília, Patagônia e Conquistinha.

Secretários de Itamaraju conhecem ações da Prefeitura de Vitória da Conquista 4gc60

Os secretários Luciano Porto (Governo) e Frei Chico (Assistência Social), do município de Itamaraju, visitaram o prefeito Guilherme Menezes na manhã desta sexta-feira (16), quando conversaram sobre temas como desenvolvimento social, saúde e educação. Os gestores vieram à cidade para reunião sobre o PAC 2 e aproveitaram a oportunidade para conhecer a experiência istrativa de Vitória da Conquista, na visão do Frei Chico, uma referência para todo o Brasil. Segundo Frei Chico, o município de Vitória da Conquista tem sido exemplo bem-sucedido de istração que prioriza o ser humano, desenvolvendo ações que dignificam a política e que são fortalecidas pela efetiva participação popular. “O prefeito Guilherme Menezes é um humanista”, afirmou Frei Chico. As informações são da Secom.

Tempo instável em Jequié força avião com Lídice e Pinheiro pousar em Vitória da Conquista 522263

O tempo instável no município de Jequié forçou Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB) uma rápida agem por Vitória da Conquista no final da tarde desta sexta-feira (16). A dupla de candidatos ao Senado pela Bahia, na chapa Jaques Wagner (PT), foi recepcionada no Aeroporto Pedro Otacílio de Figueredo por uma comitiva de socialistas.

Bancos ignoram clientes 6s211j

Eduardo Moraes

Quando há mais de 10 anos intensificamos nossa luta pela contratação de mais bancários, menos filas e melhores condições de trabalho para a categoria em toda a nossa base sindical, tínhamos clareza de que o caminho seria árduo, pois estávamos enfrentando a poderosa classe dos banqueiros.

Na Bahia, a primeira iniciativa foi do então vereador da cidade de Salvador, Daniel Almeida, hoje deputado federal, que encaminhou projeto de lei conhecido como Lei das Filas. Mesmo com toda a pressão dos bancos, teve seu projeto sancionado e fez da capital baiana a primeira cidade do Brasil a ter uma lei com base no Código de Defesa do Consumidor (Nº 8.078/90), responsabilizando os bancos pela demora no atendimento aos clientes e usuários.

CACULÉ: acidente mata três pessoas s1m1i

Um acidente na manhã desta sexta-feira (16), na BR-324, provocou a morte de três pessoas do município de Caculé, no Sudoeste baiano. A tragédia aconteceu no quilômetro 552 da rodovia, no sentido Feira de Santana a Salvador, perto de Amélia Rodrigues. José Pinheiro Filho, de 51 anos, que aparentemente teve só ferimentos leves, contou que foi fechado por uma carreta e perdeu o controle do veículo. A mulher dele Maria do Carmo Santos Teles Pinheiro, o filho Atos Teles Pinheiro, de 17 anos, e o amigo da família Murilo Ferraz morreram na hora.