Academia do Papo: Há sentido lógico e explicações morais para o terrorismo dos Estados Unidos? w6e1a

Foto: BLOG DO ANDERSON

Paulo Pires

O ato terrorista dos Estados Unidos contra o Irã levantou poeira em todo o Planeta e, por conseguinte, é visto sob diversos ângulos e dimensões geopolíticos, objeto, como não poderia deixar de ser, deplorado pela maior parte dos observadores especialistas em relações internacionais. O primeiro questionamento que se faz é sobre a Lógica do ataque. O presidente dos Estados Unidos, que aos olhos das pessoas sensatas do mundo parece não gozar de boa saúde mental, justificou o ataque dizendo que o ordenara porque teve informações que os iranianos iam atacar seu País. Será que isso é verdade? Na avaliação dos melhores analistas de conjuntura internacional, essa justificativa não tem fundamento, principalmente se for levado em conta que os Persas, desde a Era Cristã, perderam o hábito de invadir países (isso ocorria na História antiga). >>>>>>

O segundo dado é que, se existe um País que adora invadir outros países e provocar hecatombes político-sociais, esse País tem o nome de Estados Unidos da América. Alguém já ouviu falar que Cuba invadiu os Estados Unidos? Quem invadiu o longínquo Afeganistão? Foram os afegãos ou foram os rapazes da terra de Tio Sam? Eu nunca ouvi falar de nenhum país que tenha invadido os Estados Unidos. A velha Inglaterra, que colonizou o território do senhor Donald Trump, teve o privilégio de explorar os gringos até o início do século dezenove. Depois da surra que levaram em Boston, a exploração acabou e os gringos da América vivem sem ser explorados até hoje.

Pois agora o governo dos Estados Unidos (com eleições previstas para esse ano) comete no segundo dia do ano um ataque assassino contra um Grande Oficial do Povo iraniano, argumentando que o herói militar daquele País estava planejando um ataque contra Instituições e contra o Povo americano. MENTIRA.

Os experientes analistas avaliam que o senhor Trump viu no assassinato do militar iraniano uma bela oportunidade para rechear seu discurso de campanha, iludindo seu povo, sob justificativa de que o fizera para proteger os cidadãos estadunidenses dos ataques terroristas dos aiatolás. MENTIRA.

A outra explicação Moral que se encontra sob o entulho do infortúnio é a velha tentativa de os americanos destruírem o regime fundamentalista dos aiatolás para se apoderarem do Petróleo dos persas. Fato semelhante ao que fizeram com os Líbios, onde Kadhafi se ferrou e a Líbia mergulhou mais ainda, depois do vazio provocado pela morte do seu grande líder, em um pântano cheio de víboras.

Fato irrefutável: toda vez que eleições americanas se aproximam (fato que ocorrerá em outubro vindouro), algum dos seus candidatos (geralmente o Presidente) recorre ao expediente de cometer uma grande barbaridade planetária para que em seus “discursos patrióticos” sejam colocados como destaques ataques terroristas oficiais, enaltecendo-os como feitos heróicos do governo, em seus eternos discursos demagógicos de proteção aos Povos e à Liberdade. MENTIRA.

Será que um pouco de Lógica ajudaria à formulação de um pensamento objetivo? Ou a Lógica morreu em 1951, conforme proclamou Wittgenstein? Parece que o pensador alemão não estava errado ao anunciar a morte da Lógica no ano do meu nascimento.
Utilizamo-nos da Moral, campo da Filosofia que tem por função avaliar e orientar os hábitos dos indivíduos e sociedades, para destacar que governos estadunidenses atacam e invadem países há mais de cinco décadas e o fazem por diversos motivos imorais, considerando não haver justificativa lógica (ou moral) para atacar oficiais iranianos, que estavam em território iraquiano em evento totalmente fora de cenário de Guerra… É mister, Paul, 2020 tem que mudar, senão a coisa vai ficar ruim … piorar…
Saudações a todos e até nosso próximo encontro.

 

Paulo Fernando de Oliveira Pires | [email protected]

*Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do BLOG DO ANDERSON

3 Respostas para “Academia do Papo: Há sentido lógico e explicações morais para o terrorismo dos Estados Unidos" crossorigin="anonymous"> (adsbygoogle=window.adsbygoogle||[]).push({}); 635nx